Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Tradição da Quaresma - "Amenta das Almas"

Na etnografia de Loriga a existência da "Amenta das Almas" é uma tradição muito antiga, perdendo-se mesmo na noite dos tempos, e que se vem mantendo de geração em geração.
Esta prática religiosa tem lugar na noite de Sábado para Domingo, durante a Quaresma depois da 03h00 da manhã. Por volta desta hora os "Penitentes" começam por se reunir no Adro da Igreja. Pouco depois e, enquanto alguns sobem para a torre da Igreja, outros espalham-se pela vila em pontos altos que lhes possibilite ver a torre, para travarem um "duelo" de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus a salvação da Almas.
No silêncio da noite os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.
Por volta das 04:00 da manha, os "Penitentes" juntam-se novamente no adro da Igreja para todos juntos fazerem arruada, rezando ainda pelas almas dos seus mortos regressando finalmente ao seus lares, certos do haver cumprido este seu dever sagrado.

fonte: http://www.loriga.de/tradicoes.htm








quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Tempo de quaresma é tempo de reflexão

Tempo de quaresma é um tempo de reflexão. Reflexão sobre aquilo que passou, o positivo, o negativo. Do positivo agradecer a Deus e tentar repetir. Do negativo, se possível corrigir, lutar, para melhorar sempre mais... Aprender com os erros, penso que falta um pouco.







terça-feira, fevereiro 24, 2009

Queima do Entrudo - Loriga

Decorreu ontem à noite a queima do entrudo.
Fica o registo através de um vídeo:









Marcha do Carnaval:



Dia de Carnaval

Afinal o Carnaval em Loriga não acabou, pois até o entrudo se queimou...
Fica o agradecimento à Banda de Loriga por ter animado a noite em Loriga após ter regressado do Carnaval de Canas de Senhorim.


Alguns mascarados




Banda de Loriga a percorrer as principais artérias da Vila de Loriga





Queima do entrudo




Um bom Carnaval

domingo, fevereiro 22, 2009

Domingo de Carnaval





Banda de Loriga a animar as ruas de Loriga no Domingo de Carnaval





Feira do Queijo em Seia

Teve lugar ontém dia 21 de Fevereiro, Sábado de Carnaval, a 32ª edição da Feira do Queijo de Seia. O certame decorreu durante a manhã nas imediações do Mercado Municipal e contou como habitualmente com Mostras de Queijo, Artesanato, Mel, Ovinos e Cães Serra da Estrela.



sábado, fevereiro 21, 2009

Bom fim de semana!!!




Vídeo de fotos de Loriga com neve (6/2/2009)



sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Carnaval 2009





sábado, fevereiro 14, 2009

CONFRARIA DA BROA E DO BOLO NEGRO DE LORIGA



Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do Artigo 5º dos Estatutos e do acordado na reunião de assinatura da Escritura realizada no dia 06DEZ08, convoca-se a Assembleia Geral da CONFRARIA DA BROA E DO BOLO NEGRO DE LORIGA, para reunir no dia 20 de Fevereiro de 2009, pelas 20,30 horas, na sede da Junta de Freguesia de Loriga, sita no Largo da Fonte do Mouro em Loriga, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Apreciação e aprovação da(s) proposta(s) de Regulamento Interno.
2. Fixação do montante das quotas.

3. Apreciação da proposta da Comissão Instaladora para realização das eleições dos Órgãos Sociais.

4. Apreciação de propostas da Comissão Instaladora (traje e símbolos, concurso de Bolo Negro…).

5. Informações.

Para além dos outorgantes na Escritura de constituição podem participar nesta Assembleia Geral todos os outros interessados que, conhecendo os Estatutos, comunguem do seu objecto.

Se à hora marcada não estiver presente mais de metade dos Outorgantes na Escritura, a Assembleia Geral reunirá trinta minutos depois com qualquer número.


Loriga, 14 de Fevereiro de 2009

Pel’A Comissão Instaladora

(Victor Brito Moura)


Alterações climatéricas I







sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Serra da Estrela

Ficam algumas fotos da minha passagem de hoje de manhã pela serra da estrela.
Muita neve que o Sol ainda não derreteu....










quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Construção do Posto de Turismo

Continuam a decorrer em bom ritmo a construção do posto de turismo na antiga garagem da Lorimalhas...
Ficam os registos:


55º. Aniversário da Cooperativa Popular de Loriga

A Cooperativa Popular de Loriga celebra amanhã 55 anos de existência ao serviço da comunidade.

Fica o programa:

(clique no programa para ampliar)



quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Para matar saudades....




Continuação de uma boa semana...




sábado, fevereiro 07, 2009

Alterações Climatéricas

Ireia apresentar com esta rubrica duas imagens onde os visitantes poderão assistir à mesma fotografia com a beleza da neve e outra sem o manto branco.
Espero que possam disfrutar desta nova rúbrica que o loriganet vos irá proporcionar.


Cai neve mas não se faz cá esqui

Turismo ressente-se com encerramento das estradas para a estância de esqui. Mas as autoridades garantem que as características da região não permitem limpeza


É o efeito bola de neve. "A crise já não contribui para o turismo da Serra da Estrela, mas as estradas encerradas completam o cenário de desolação", diagnostica Pedro Patrão, vendedor de queijo e presunto, à espera do cliente que há vários dias não entra ali na loja do Sabugueiro, aldeia que é porta de entrada para a montanha mais alta de Portugal.
A estrada está fechada logo à entrada de Seia, concelho onde está edificada a única estância de esqui do país. É possível estacionar no Sabugueiro, mas não é possível percorrer o quilómetro que a separa da Torre, onde estão alojadas nove pistas de esqui . E sem acesso às pistas, a poucos interessa chegar à aldeia. O acesso está interdito desde terça-feira.
Sem neve, a Serra da Estrela de nada serve a quem espera pelos dias mais frios da estação para praticar desportos de Inverno. Foi assim nos últimos dois anos - não houve temperatura suficiente para degenerar em neve ou houve neve, mas foi logo derretida pela chuva. O turismo ressentiu-se. Agora, vestida de branco, marcada por um dos mais intensos nevões de que dizem haver memória, a Serra, quase dois mil metros de altitude, continua a não satisfazer os desejos dos turistas, nem quem vive dos desejos deles. Os hotéis estão vazios; as lojas despidas; nas ruas apenas cães. Dura ironia: há neve, mas não há como lá chegar.
"Antigamente, por esta altura, já tinha os quartos todos alugados para o Carnaval. Agora, nem um", lamenta José Martinho, 75 anos, mais de 30 a aquecer os pés no aquecedor a gás, electrodoméstico estacionado ali no meio da loja de licores e queijos que já conheceu fila e agora só o tem a ele. As histórias dos comerciantes são todas iguais. Com uma única diferença: há os que entendem o corte da estrada e os que o criticam.
Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, critica tudo: o Centro de Limpeza da Junta Autónoma de Estradas e a brigada de montanha da GNR. Não se conforma com o facto de as estradas só ficarem transitáveis quando já estão secas e sem neve. Defende que "a economia da região depende do turismo" e que devido ao encerramento da ligação Piornos-Torre-Lagoas já se terão "perdidos vários milhões de euros".
Costa Pais compara o cenário português com o estrangeiro: "Em Madrid, os carros andam em segurança, mesmo com 10 centímetros de neve. A limpeza das estradas está a cargo de uma empresa privada paga pelo Estado. Por cada dia de estradas fechadas, a empresa é paga uma multa".
Na Serra da Estrela, há poucos meios ou pouca eficiência na limpeza realizada pela Estradas de Portugal? "Nem uma coisa nem outra", responde Manuel Tavares, responsável pelo Centro de Limpeza. "Temos seis limpa-neves e duas rotativas. Estamos sempre a trabalhar, todos os dias. Mas nesta região a neve é agravada pelo vento e pela falta de visibilidade. Às vezes, projectamos a neve para um lado e o vento leva-a para outro. Nestas circunstâncias, limpar a Torre é impossível".
Mesmo que houvesse acesso às pistas de esqui não seria possível esquiar, argumenta José Flávio, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã. "O vento e o gelo não o permitiriam", garante. "Ao contrário do que acontece na maior parte das estâncias estrangeiras, esta tem muito vento. E aqui a neve é mais densa: se nos Alpes pesa cerca de 70 quilos por metro cúbico, aqui pesa mais de 780 quilos. Não vale a pena comparar os cenários: são diferentes. Não é possível fazer milagres".





Grupo Desportivo Loriguense




(clique para ampliar)


Paisagens que se tornam habituais...

Como ontém referi, desde Novembro de 2008 que este episódio torna-se o sétimo nevão em Loriga...
Caro visitante, com uma paisagem destas, não hesite.... Venha conhecer LORIGA!!!