Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

domingo, maio 31, 2009

Vídeo da Procissao das Velas com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Procissao de Nossa Senhora de Fátima





sexta-feira, maio 29, 2009

Semana Serrana

Fotos do dia






quarta-feira, maio 27, 2009

Fotos do dia




Vídeo dos 75 anos do Grupo Desportivo Loriguense



Vídeo em Homenagem a todos os sócios vivos e falecidos...

terça-feira, maio 26, 2009

HOMENAGEM

HOMENAGEM DE DESPEDIDA LIDA NO FIM DA MISSA DE CORPO PRESENTE



Excelentíssimo e Reverendíssimo D. Manuel da Rocha Felício, Digníssimo Bispo da Guarda, Reverendos Sacerdotes, Piedosos Ouvintes, Estimados Familiares e Amigos do Senhor Padre Francisco:

Nesta derradeira homenagem e de separação física, muito obrigado Senhor Padre Francisco, pelo Sacerdócio que exerceu e pela entrega de amor ao serviço de Deus e dos homens.
Constato que Loriga se faz representar através das suas Instituições civis e religiosas e de muitos amigos.

Como Loriguense e em nome de Loriga, dos Loriguenses, da Paróquia que tanto amou e dos que prezam a paz e a concórdia, muito obrigado por tudo quanto fez por nós, que estou certo “jamais se apagará” .
O Senhor Padre Francisco foi um humilde e apaixonado Apóstolo da Verdade e lutou sempre por melhores condições de ordem social e de dignidade humana.

Neste momento doloroso, informo de que o Senhor Padre Francisco vai ser distinguido e homenageado pelo Município de Seia, com a Campânula Municipal de Mérito, e Dedicação por relevantes serviços ao Concelho de Seia e ao País, mas infelizmente a Título Póstumo, no próximo dia 3 de Julho. A cinco semanas deste evento, Deus chamou-o à sua Divina presença.

Em meu nome pessoal e das personalidades que fundamentaram este pedido, Muito Obrigado senhor Presidente da Câmara “Eduardo Brito” e senhor Vice-Presidente da Câmara “Dr. Carlos Filipe”.

Junto de Deus e na comunhão de quantos gozam da Pátria Celestial, o Senhor Padre Francisco continuará a ser o Apóstolo da Verdade, que iluminará certamente as nossas vidas.
Até sempre Senhor Padre Francisco

Orador: (Carlos A. Moura)




domingo, maio 24, 2009


Clique na imagem para ampliar
A Cerimónia Fúnebre realiza-se amanhã em Travancinha pelas 16:30m.

Até sempre AMIGO!!!
DESCANSE NA PAZ DO SENHOR...





Falecimento de Padre Francisco Borges de Assunção



1923 - 2009



Memorando

Nasceu em Travancinha, Seia, a 25/1/1923 o Padre Francisco Borges de Assunção. Entrou para o Seminário do Fundão, donde, depois de quatro anos de preparatórios, passou para o Seminário da Guarda. Aqui estudou a Filosofia e a Teologia, para no fim, em 4 de Agosto de 1946, receber a Ordenação Sacerdotal das mãos do Senhor Bispo da Guarda. Após um ano de apostolado como Coadjutor, foi Pastor dedicado às ovelhas que lhe foram confiadas durante cinquenta e quatro anos em várias Comunidades Paroquiais, só deixando estas suas actividades aos setenta e oito anos, por motivo de doença incapacitante. Formando espiritualmente os seus paroquianos, pensou também nas suas necessidades corporais. Deixou obras de largo alcance social, sobretudo na Vila de Loriga, onde se destaca a “Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia”.
E, como poeta, a Evangelização veio ao de cima, através dos poemas que iam sendo publicados no seu jornal paroquial “Ecos Paroquiais”.
Por isso foram muito festejados os seus cinquenta e os seus sessenta anos de Sacerdócio.

Este personagem, como Padre e como Homem de fé, esteve sempre aberto aos outros, principalmente na ajuda aos mais necessitados. A sua acção socio-caritativa, desde o início da sua vida paroquial, traduziu-se em dois sectores:

Para os que começam a jornada da vida, incentivando a acção das Creches, Jardim-de-infância e A.T.L.s, e para os que já se encontram no ocaso da sua existência, criando Centros de Dia e Lares para Terceira Idade.

Chegou a Loriga em Outubro de 1979. Desde logo mostrou grandes preocupações de ordem social, extrema sensibilidade e um especial carinho pelos mais velhinhos e necessitados de ajuda.

A Formação de leigos conscientes das suas responsabilidades apostólicas, foi uma constante da sua vida Pastoral. Saliente-se, que paroquiou simultaneamente Loriga, Cabeça e durante nove anos, Alvoco da Serra.

Os Loriguenses, reconhecem que este Padre de eleição, este Homem de condição humana, marcou verdadeiramente a Vila de Loriga, com estruturas sociais e pastorais de excepção; à frente dos destinos da Paróquia de Santa Maria Maior de Loriga durante 22 anos, “que nem o homem nem o tempo conseguirão arrebatar”, sendo de destacar o seguinte:

• Construção de raiz de um Pavilhão para Creche, Jardim Infantil e A.T.L.
• Construção da Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia (Lar de Idosos) “ex. líbris da Vila de Loriga”, considerada como Obra da Coragem. O seu mentor considerá-la-á sempre “ como a pupila dos seus olhos”, pois são vivências que marcam e nunca esquecem, “finis coronat opus”
• Restauro e requalificação total da Casa de Nossa Senhora da Conceição, destinada à prática da Catequese, reuniões e actividades de outros organismos apostólicos.
• Requalificação de um espaço físico para funcionamento do Centro de Dia para Idosos.
• Grande restauro e requalificação da Igreja Paroquial no seu interior e exterior. Do seu interior consta um novo tecto, uma nova pavimentação com colocação de granito na coxia central, colocação de lambrim de azulejos nas paredes do templo sagrado, dotando-o ainda com novas bancadas. No exterior, colocação de vitrais e devolução à origem do seu esplendor granítico.
• Obras na Casa Paroquial, dotando-a de melhores condições de habitabilidade, não descurando o restauro do Salão Paroquial, para desenvolvimento de actividades pastorais e lúdicas.
• Melhorou a Sede social do Centro de Assistência Paroquial de Loriga.
• Ajudou a criar a Casa Mortuária, valência que Loriga apreciou e continua a evidenciar.
• Lançou meios estruturais para o exercício dos Movimentos Apostólicos.
• Estimulou Loriguenses responsáveis que operaram na transformação da Capela e recinto de Nossa Senhora da Guia, Capela e Largo de S. Sebastião e Capela de Nossa senhora do Carmo.

Quem não se lembra dos desafios que fazia nas suas Homilias; as quais exortava: Caros Paroquianos, se fordes capazes de arranjar um terreno para construir um lar para Idosos, eu assumo o compromisso da construção da obra sem qualquer receio. “É inquestionável, de que só homens empreendedores, determinados e de visão social universal, são capazes de lançar estes desafios”.

De vital e incontornável importância, é a Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia em matéria socio-económica. Depois da derrocada social e económica com o fecho das fábricas têxteis em Loriga, emergiu esta Instituição com cerca de trinta postos de trabalho. Contribui eficaz e positivamente no desenvolvimento social e económico da Vila de Loriga. “O seu mentor” transmitiu sempre bom senso, maturidade, equilíbrio com tolerância e acima de tudo amor, princípios base de um caminho a percorrer, por Instituições de Solidariedade Social que tem nos seus objectivos o “Bem-Comum das Comunidades”.

O Livro de suas memórias “Subindo sempre”, retratam bem a simplicidade e humildade memorial do seu autor.

Fica ainda muito por dizer sobre o seu percurso.

Faleceu hoje dia 24 de Maio com 86 anos no Hospital Sousa Martins na Guarda pela manhã.

(fonte: MOF)

sábado, maio 23, 2009

Alterações Climatéricas VII


sexta-feira, maio 22, 2009

Vídeo BV. Loriga - 1997

Vídeo de Fotos das Viaturas dos BV.Loriga no XV Aniversário - 1997

segunda-feira, maio 18, 2009

Loriga é noticia em revista madeirense "Olhar"

Um manto branco a perder de vista

Mais bonito do que o manto branco da serra da estrela, só os alpes suiços. A Serra da Estrela, situada no concelho de Seia continua a ser um dos ex-libiris portugueses no que À neve diz respeito. A "Olhar" preveniu-se e foi apreciar de perto esta beleza do nosso oaís, que se prolonga abaixo pela Garganta de Loriga, a vila mais alta de Portugal. Fica aqui o convite para "esquiar" connosco por este cantinho do nosso país.

Segue em anexo o que foi escrito nessa mesma revista, publicada no dia 7 de Março de 2009, cuja a primeira página retratava o tema mantos de neve.



(clique na imagens para ampliar)



domingo, maio 17, 2009

Recorte Histórico: Marchas Populares 1994/1995

Recordar as Marchas Populares de Loriga - Vídeos



23 de Junho de 1994






23 de Junho de 1995









Recorte Histórico: Nevão de 1994

Recordar um grande nevão que caiu no Inverno de 1994



sexta-feira, maio 15, 2009

Recorte Histórico: Marchas Populares 1994/1995

Recordar as Marchas Populares de Loriga - Fotos


Junho de 1994







Junho de 1995





segunda-feira, maio 11, 2009

Festa de Santo António


PROGRAMA

domingo, maio 10, 2009

Futsal Quadrangular

Realizou-se hoje à tarde as partidas de atribuição dos terceiros e quartos lugares, sendo de seguida disputada a final, tendo sido o vencedor do torneio o Grupo Desportivo Loriguense.

Classificação final:

1 - GDLoriga
2- BVLoriga
3- Sociedade R. Musical Loriguense
4 - Cabeça


Fotos da Final -> GDLoriga - BVLoriga









Fotos do jogo da atribuição dos terceiros e quartos lugares -> Sociedade R. M. Loriguense - Cabeça




Peças alusivas às bodas de Diamante do GDLoriga


Prato e caneca alusivos ao 75º aniversário. Estas peças estão a ser vendidas na sede do GDL.
caneca € 6,00 e o prato € 7,00.

Compra já a tua!!!




Recorte Histórico: Abril de 1997


Recordar o XV Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga - Abril de 1997





sábado, maio 09, 2009

Futsal

O Grupo Desportivo Loriguense ainda integrado nas comemorações dos 75 anos de Aniversário vai realizar um torneio de futsal que terá inicio hoje da parte da tarde.
Fica o cartaz alusivo ao torneio.






quarta-feira, maio 06, 2009

Alterações Climatéricas VI


domingo, maio 03, 2009

Recorte Histórico: Abril de 1998


Queda de Neve em Loriga - 11 de Abril de 1998



Dia da Mãe

Mãe...

Ofereceste-me a melhor prenda,
a vida…
e por isso nunca serás esquecida.
Ensinaste-me a conquistar a felicidade,
e, a nunca desistir
de uma grande amizade.
Sempre me deste amor,
e encheste o meu mundo cheio de cor.
Para ti…
meus braços estarão sempre abertos,
prontos para te abraçar.
Nunca… mas nunca te vou apagar
Do meu pobre coração,
Tua imagem estará sempre guardada,
como uma boa recordação…

Escrito por Luísa




Sarau Cultural em Loriga

Associado às Comemorações das bodas de Diamante o Grupo Desportivo Loriguense levou a efeito ontem pelas 21:30 no Salão Paroquial um sarau cultural.
Foram muitos os Loriguenses presentes.
Ficam alguns dos registos: