Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

sexta-feira, abril 30, 2010

Mês de Maio, Mês a Maria

Inicia-se hoje o Mês de Maria. Por volta das 20:00 ao longo deste mês será rezado o terço na Igreja Paroquial dedicado a Maria.. Em consonância com a Igreja, caminharemos também nessa devoção especial oferecendo ao longo do mês subsídios de oração, tendo como foco Nossa Senhora.

domingo, abril 25, 2010

Dia do Bom Pastor

Celebrou-se hoje a Festa do Bom Pastor.
O dia ficou marcado com a Celebração da Santa Missa pelo Rev Sr.º Pe João Barroso, pelas 15.H00, seguindo-se entretanto a reunião com todos os Organismos.
No final foi servido um lanche de forma a celebrar esta festividade.
Deixo uma pagela distribuída à Paroquia na saída da Santa Missa:




Fotos da Santa Missa


(fotos retiradas do blog: http://zefernandes49.blogs.sapo.pt/)


Precisamos de aprender com Jesus, o Bom Pastor, a procurar as ovelhas perdidas, a alegrarmo-nos com o regresso dos filhos pródigos, a fazer festa sempre que alguém volta à casa do Pai. Precisamos de ir ao encontro de pecadores; não podemos ficar só a tomar conta das ovelhas fiéis que ainda estão no rebanho. Precisamos de sair da igreja, da sacristia, da confraria, do grupo apostólico e ir, com coração de misericórdia, procurar ovelhas perdidas. Sem descanso, sem medo(...). Não podemos ficar instalados, escandalizados com o mal do mundo(...).

Podemos e devemos ter coração de Bom Pastor, quando rezamos pelo mundo, quando acolhemos no nosso coração todos os pecadores e rezamos por eles. Precisamos de ter um "coração universal", onde caiba a humanidade inteira, onde haja lugar para todos, onde os mais pecadores, mais marginais, mais ovelhas perdidas têm a nossa predilecção, o nosso carinho, o nosso amor. Só assim imitamos o Coração do Bom Pastor, só assim somos verdadeiros devotos do seu Coração sempre amigo de pecadores."

Festa do Bom Pastor - 1/5/1994



Encenação sobre a Vida de Cristo realizada por um grupo de Jovens na Festa do Bom Pastor no dia 1/5/1994

Concerto Primavera 2010

Decorreu ontém no Salão Paroquial de Loriga, pelas 21:00m o Concerto Primavera realizado pela Sociedade Recreativa e Musical Loriguense.
Bem Haja pela noite maravilhosa que brindou todos os Loriguenses presentes.
Ficam os registos:

PEÇAS MUSICAIS EXECUTADAS PELA BANDA



FOTOS DO CONCERTO




















Festa do Bom Pastor - Recorte Histórico - 7/5/1995

Celebra-se neste Domingo o “Dia do Bom Pastor”, rememorando-se no “Dia do Senhor” o sentido e significado admiráveis, proféticos e motivadores, a presença, entre nós, quer na Sua passagem terrena, como no amor maior de estar sempre vivo e autêntico na Sagrada Eucaristia. Com Ele, o Justo, o Redentor, o Filho do Homem que o Senhor Pai enviou à Terra, no redentor Sacrifício para redimir os outros homens, preiteamos o nosso filial tributo de apreço e de fidelidade, a todos os outros Pastores que se Lhe seguiram, na continuidade de Pedro e seus pares, até aos nossos dias. Com eles, neles e por eles, prosseguimos a Igreja Una e Santa, ao longo dos séculos.
Esta designação do “Bom Pastor”, um título messiânico anunciando no Antigo Testamento que Jesus Cristo atribuiu a Si mesmo nomeadamente na Parábola do mesmo nome (Jo 10, 11-18)”. Ele, Cordeiro Imolado é-o também, com plena serenidade, o Bom Pastor “que dá a vida pelas Suas ovelhas”. Todos os dias a cada instante, no Mistério Admirável da Eucaristia, essa Morte Redentora acontece.
Neste “Domingo do Bom Pastor”, com os olhos colocados nos Pastores que o Senhor nos deu, erguemos por eles as nossas orações ao Pai!


De forma a assinalar este dia deixo um recorte Histórico do Dia do Bom Pastor no dia 7/5/1995.




sábado, abril 24, 2010

Esquilo Comum (Sciurus vulgaris)

(Esquilo caminhando nos ramos dos pinheiros em Loriga)


O Esquilo (Sciurus vulgaris) coloniza grande parte do Norte e Centro de Portugal., embora esta colonização seja recente. A sua distribuição corresponde principalmente a florestas caducifólias de Carvalho (Quercus robur e petraea), Faia (Fagus sylvatica) e Castanheiro (Castanea sativa) bem como pinhais de Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e Pinheiro-silvestre (Pinus silvestris), encontrando-se ausente dos montados de sobro (Quercus suber).
Embora este pequeno mamífero não hiberne verifica-se que a sua actividade reduz-se substancialmente nos períodos mais frios podendo passar vários dias no ninho quando as condições climatéricas são rigorosas.
Caminhando na Estrada Nacional 231, junto a um pinhal pertencente a Loriga, pude observar um destes mamíferos, saltando e caminhando pelos pinheiros, alimentando-se das sementes das pinhas e por fim dirigindo-se para a sua"habitação" (ninho), localizada como habitualmente a grande altura do solo (a mais de 8 metros) apresentando uma característica de forma esférica de aproximadamente 30 cm de diâmetro.




Vídeo:






Ler Mais sobre esta espécie:

Identificação: Roedor de dimensões médias, com pelagem castanho-avermelhada (no Verão) ou castanho-escura (Inverno). Apresenta orelhas grandes com um tufo de pêlos nas extremidades e olhos bem visíveis. A sua cauda é longa e em forma de penacho. O ventre é mais claro, geralmente branco. As patas posteriores são fortes e possuem garras compridas.

Habitat: Em Portugal, está presente em florestas de coníferas, bosques, parques e jardins.

Sinais de Presença: Os ninhos são esféricos e fáceis de observar, sendo construídos em ramos junto ao tronco principal das árvores, a uma altura de cerca de 6 m. São formados por galhos e têm o interior forrado com erva. Os dejectos apresentam uma cor castanho-escura e têm uma forma arredondada. Os restos de comida incluem pinhas roídas, de forma bastante característica, cascas de avelãs e nozes rachadas pela parte central, cascas de castanhas, entre outros. Os esquilos começam a comer as pinhas pela parte inferior, deixando limpa a parte central e algumas escamas na parte superior. As pegadas das patas posteriores são maiores e apresentam 5 dedos, enquanto que as pegadas das patas anteriores são muito mais pequenas.

Comportamentos: Animal com actividade diurna, podendo ser observado mais facilmente ao amanhecer e ao entardecer. Não tem grande receio das pessoas e passa a maior parte do seu período de actividade no cimo das árvores ou arbustos, em locais bastante visíveis. Trepadores ágeis e bons nadadores, os esquilos não são animais territoriais, podendo vários indivíduos partilhar um mesmo ninho, quando as condições climatéricas são muito adversas. Comunicam através de movimentos rápidos da cauda, estalidos e batendo as patas no solo. Durante a época de acasalamento, vários machos exibem-se perante as fêmeas, fazendo inúmeras acrobacias entre os troncos e ramos das árvores. Enterram as sementes no solo, tendo um importante papel na plantação e dispersão de certas espécies de árvores.

Reprodução: Embora seja quase contínua, apresenta 2 picos de reprodução, na Primavera e no Verão. A fêmea pode ter 1 a 2 ninhadas por ano, cada uma com 3 a 4 indivíduos, que nascem após um período de gestação de 36 a 42 dias. Ao fim de 8-10 semanas são independentes, embora fiquem junto da mãe durante algum tempo. Atingem a maturidade sexual com 6 a 10 meses de idade.

Dieta: A dieta alimentar é constituída essencialmente por sementes, folhas, frutos, líquenes e fungos. Também se alimenta de ovos, pequenas aves e insectos.

Factores de Ameaça: É presa de aves de rapina, como o açor, e de vários carnívoros, como o gato-bravo, a gineta e a marta, registando-se uma elevada taxa de mortalidade no primeiro ano de vida, devido à predacção. Os gatos domésticos podem ser predadores do esquilo e a morte por atropelamento também pode ocorrer. A perda de habitat tem contribuído para uma redução das áreas ocupadas. Também a utilização de pesticidas, para controlo de pragas em pinhais, pode ser uma ameaça para esta espécie.

ler mais:
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=995315

Recorte Histórico: "Um dia passado com o Pastor

Celebra-se amanhã o dia do Bom Pastor.
Irei apresentar este vídeo intitulado "Um dia passado com o Pastor" realizado por Jovens de Loriga em 1995, recordando e dando a conhecer o dia a dia dum Pároco...




Leão de Ouro...





O judoca João Pina filho e neto de Loriguenses sagrou-se hoje campeão europeu de Judo na categoria de 73 Kg ao derrotar na final o russo Batradz Kaitmazov, nos campeonatos a decorrer em Viena - Áustria.
Recorde-se que João Pina é filho de António Nunes de Pina e neto de Carlos Nunes de Pina.
João Pina é um exemplo vivo de que a divisa do nosso clube faz sempre e cada vez mais sentido. Depois de excelentes resultados nos escalões de formação o judoca Sportinguista via constantemente interrompida a sua afirmação interrompida por lesões. Ontem, sem elas foi "apenas" campeão europeu!.
Parabéns João!


João Pina teve ainda o mérito de afastar o vice campeão europeu em título, Dex Elmont, que o tinha eliminado nos últimos Europeus, em Tblissi, e um antigo campeão europeu de -66 kg, Zaza Kedelashvili campeão nos Europeus de Lisboa 2008).




domingo, abril 18, 2010

Recorte Histórico: Documentário sobre a Amenta das Almas

Na etnografia de Loriga (concelho de Seia), a existência da "Amenta das Almas" é uma tradição muito antiga, perdendo-se mesmo na noite dos tempos, e que se vem mantendo de geração em geração.
Esta prática religiosa tem lugar na noite de Sábado para Domingo, durante a Quaresma depois da 03h00 da manhã. Por volta desta hora os "Penitentes" começam por se reunir no Adro da Igreja. Pouco depois e, enquanto alguns sobem para a torre da Igreja, outros espalham-se pela vila em pontos altos que lhes possibilite ver a torre, para travarem um "duelo" de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus a salvação da Almas.
No silêncio da noite os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.
Por volta das 04h00 da manha, os "Penitentes" juntam-se novamente no adro da Igreja para todos juntos fazerem arruada, rezando ainda pelas almas dos seus mortos regressando finalmente ao seus lares, certos do haver cumprido este seu dever sagrado.

P.S - De salientar que no ano em que foi gravado o Documentário esta prática religiosa começava às 4 da manhã. Por volta das 5h.00 fazia-se a arruada.



Título do Filme: Documentário sobre a "Amenta das Almas"
Local: Loriga
Filmagem e Edição: cmoura
Reedição: Tiago Lucas
Ano: 1996
Duração: 12m :46s

Comemoração do 28.º Aniversário dos BV. Loriga - Santa Missa

Realizou-se hoje pelas 10:15 m a Santa Missa, integrada no Aniversário do 28.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Loriga, onde foram recordados todos os Sócios desta Associação.
Deixo alguns registos da Cerimónia.













sábado, abril 17, 2010

Recorte Histórico - Simulacro de Sismo

Simulacro de Sismo na Escola C+S de Loriga, realizado pelos Bombeiros Voluntários de Loriga, no ano de 1994.







Título do Filme: Simulacro de Sismo
Local: Escola C+S de Loriga (antigos "pavilhões")
Filmagem e Edição: cmoura
Reedição: Tiago Lucas
Ano: 1994
Duração: 10m :47s



Deixo este vídeo de forma a simbolizar os 28 anos que esta Associação comemorou no passado dia 16 de Abril.

Concerto Primavera

Vai realizar-se no próximo Sábado, dia 24 de Abril pelas 21 Horas o Concerto Primavera, realizado pela Sociedade Musical e Recreativa Loriguense.
Apareça e traga um amigo(a) ...


Recorte Histórico - Grupo de Lobitos


Fotografia de um grupo de Lobitos pertencentes ao Agrupamento 165 do Corpo Nacional de Escutas de Loriga -Década de 1960

sexta-feira, abril 16, 2010

28º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Loriga



A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga foi Fundada em 16 de Abril de 1982. Um sonho que se tornara realidade depois de um longo percurso levado a efeito por Loriguenses de evidenciado bairrismos, simbolizados na figura de: Herculano Leitão.
Votos de muitos parabéns para tão importante data.

Deixo um vídeo de homenagem aos Bombeiros Voluntários de Loriga, aquando das Comemorações dos seus 15 anos.



Filmagem: Tiago Lucas
Data: Abril de 1997
Duração: 16m: 54s

Programa B.V.Loriga

quarta-feira, abril 14, 2010

Vista Parcial de Loriga

segunda-feira, abril 12, 2010

Torre da Igreja



Visita Pascal no Fontão

Realizou-se ontem, no segundo Domingo de Páscoa a Visita Pascal no Fontão, localidade anexa de Loriga.
Ficam alguns registos da Cerimónia...



domingo, abril 11, 2010

Caminhada de Loriga ao Fontão

Inicialmente a Caminha ao Fontão estava programada para dia 25 de Abril.
Entretanto foi alterada para dia 2 de Maio confirme mostra o cartaz.
Participa e traz um (a) amigo (a) ...



(clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, abril 08, 2010

Postais da Semana Santa

Postal da Via Sacra dos Homens 2010



Procissão do Senhor dos Passos 2010



Amenta das Almas 2010



Via Sacra dos Jovens 2010



Procissão do Enterro do Senhor 2010




Procissão da Ressurreição do Senhor 2010



Visita Pascal 2010