Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

domingo, outubro 31, 2010

Preparativos para o dia de Todos os Santos

Já se nota o embelezamento das campas com flores e velas. Amhanhã por volta das 15h00 é celebrada a Santa Missa seguindo-se a Romagem ao Cemitério.





sábado, outubro 30, 2010

Festa de Halloween (Happy Bar)




31 de Outubro é uma data que, apesar de ter maior significado noutros países, começa a ter uma atenção muito especial por cá. Vista-se a rigor para o Halloween - ou dia das Bruxas-e siga o cartaz apresentado para uma noite de fantasias e divertimento, com a família ou com os amigos no Happy Bar em Loriga.
Se não pensou na fatiota com tempo, não se preocupe, passe num supermercado e encontrará adereços e fatos. Compre o indispensável para construir uma personagem demoníaca à sua escolha.
Como os tempos não estão para esbanjar, o resto improvise em casa.

Dia das Bruxas - 31 de Outubro

"Halloween" ou Dia das Bruxas é uma festa típica da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de outubro.

À noite, crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes, gnomos, entre outras criaturas, e carregando abóboras iluminadas com velas, praticam o mesmo ritual: bater de porta em porta, pedindo doces aos moradores.

Em Portugal, a festa ainda se mistura com o dia de "Todos os Santos" no calendário, sendo que a sua expressão ainda é relativamente limitada.

Origens

O "Halloween" foi criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo. Eles inventaram a festa para marcar o fim oficial do verão, o início do ano novo, o término da última colheita, a renovação das leis, retorno dos rebanhos e armazenamento das provisões para o inverno.

A festa tinha vários nomes como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol. Mas o que prevaleceu foi "Halloween", adaptada de "All Hallows Eve", que significa véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado a 1o de Novembro.

Para o povo druída, Samhain marcava o fim do verão com direito a um festival em sua homenagem, conhecido como Festival Druida de Samhain, comemorado em 31 de Outubro.

Segundo a lenda, as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciaria. Um dos rituais mais marcantes da festa eram as fogueiras acesas nas casas durante as comemorações. Os vivos que não queriam ser possuídos apagavam o fogo para que o local parecesse ser frio e indesejado, além de se vestirem com fantasias de criaturas assustadoras e desfilarem na vizinhança para afugentar os espíritos que vagavam.

A Lenda da Alma Penada

Além da bruxas e do gato preto, outro símbolo muito comum nas festas de Halloween é Jack O'Lantern, personagem de origem céltica, representado por uma abóbora com um rosto esculpido e uma vela iluminando seu interior.

Uma lenda irlandesa diz que num certo dia 31 de Outubro, um homem alcóolatra e agressivo chamado Jack bebeu demais e o Diabo descera à Terra para levar sua alma. Jack, então, pede-lhe para deixá-lo viver, além de mais um copo. O Diabo cede mas Jack não tem dinheiro para pagar e implora para que ele se transforme em moeda. O Diabo concorda e minutos depois, Jack vê a moeda, guardando-a na sua carteira. Só que o fecho tem o formato de uma cruz, fazendo com que o Diabo suplique para sair. Jack, então, resolve propor um trato: libertar o Diabo e ficar vivo por mais um ano. O Diabo não tem como não aceitar e concede o pedido a Jack, que resolve mudar seus hábitos, passando a ser menos violento com sua família.

No ano seguinte, exatamente no dia 31 de Outubro, o Diabo volta e reclama por sua alma. Jack convence-o a pegar uma maçã numa árvore próxima e sem que ele perceba, risca uma cruz no tronco com um canivete. O Diabo foge e promete só retornar dez anos depois. Mas Jack não aceita e diz que só irá libertá-lo se ele nunca mais aparecer. O Diabo concorda mais uma vez.
Um ano passa e Jack morre. Ao entrar no céu, é barrado, tendo que se dirigir ao inferno, onde sua entrada não é permitida pelo Diabo. Mesmo assim, ele fica com pena da alma de Jack e lhe oferece um pedaço de carvão que ele usa para iluminar um nabo esculpido em forma de lanterna. Ela vai iluminar os caminhos do espírito de Jack. Daí o nome Jack O'Lantern, uma alma errante vagando pelo mundo dos vivos.

As Áboboras

Conta a lenda que na festa de Samhain, as fogueiras das casas eram acesas a partir das brasas de uma fogueira sagrada. Para levar a brasa, os moradores usavam um nabo como se fosse um lampião. Daí, os irlandeses, assim como Jack, passaram a esculpir nabos e também beterrabas e usá-los como lanternas ou lampiões.

Quando emigraram para a América, não encontraram nabos e beterrabas em grande quantidade, tendo que trocar por abóboras. Desde então, fazem parte da decoração nas noites de Halloween. Elas também representam as almas dos mortos, segundo a lenda de Samhain.

"Trick or Treat"

Originária da Irlanda, a frase traduzida significa "doces ou partidas" e é usada pelas crianças e jovens no momento em que pedem doces na vizinhança.

Quem for solicitado, deve separar os doces num saquinho, caso contrário uma sofrer uma partida. Ou seja, dê um treat para não ganhar um trick.

Nos Estados Unidos, também é comum não só a troca de doces e guloseimas como de presentes entre os amigos na noite de "Halloween"

Capa Loriganet News

Se o blog Loriganet fosse um Jornal esta seria a capa da Semana

(clique na imagem para ampliar)


ACERTO "HORA DE INVERNO"


Chegou a "HORA DE INVERNO", às 02h passa a ser 01h




Em conformidade com o Decreto-Lei n.º 17/96 de 8 de Março, a hora legal no país é atrasada de sessenta minutos às 2 horas de amanhã (último domingo de Outubro,), dando-se assim, início ao período da "HORA DE INVERNO".




sexta-feira, outubro 29, 2010

31 de Outubro...


Noite de Halloween

Olhos da escuridão
levantam voos nas asas de morcegos,
que saem dos jazigos feitos no chão,
onde epitáfios são presos por pregos,
guardados por fantasmas da solidão.
Aranhas dançam em suas teias,
despistando do olhar estático da coruja,
enquanto os sapos preparam suas ceias,
no abandonado lago de água suja.
Abóboras com velas iluminam a passagem
cobertas por antigos esqueletos,
enfeitados com orquídeas roxas de linhagem
rara, carregando pequenos amuletos.
Observam a casa negra no alto da floresta,
mal assombrada e misteriosa,
pois parece que alguém prepara um festa,
enquanto sai da chaminé uma fumaça cheirosa.
A bruxa abre a porta para a Lua Cheia,
com chapéu de mago e verruga na cara,
para iluminar o caldeirão de ferro que prepara
um feitiço secreto para a meia noite e meia.
Ela canta uma cantiga antiga,
para um corvo sentado em sua janela:
- Hey! Hey! Halloween siga!
Faça este feitiço de canela!
Quero ser uma linda donzela!
Tira essa verruga de mim!



Saiba como fazer a sua abóbora iluminada de Halloween


Se você for fazer sua própria festa de Dia das Bruxas, não pode faltar uma abóbora decorada ao estilo e para isso, é preciso:
Uma abóbora do tipo moranga
Vela e fósforos
Um pires
Faca e colher

Na base da abóbora, faça um corte circular usando como molde o pires. Com a colher, tire as sementes e a polpa da abóbora. Com a ponta da faca, desenhe e corte o rosto da abóbora, dois triângulos no local dos olhos e um menor representando o nariz. A boca deve ser grande, para dar o ar assustador necessário para o Dia das Bruxas!
A vela deve ser apoiada no pires, e a abóbora, que já estará com o corte exato, deverá ser encaixada em cima no pratinho. Assim, você terá sua lanterna de abóbora para assustar quem quiser no próximo dia 31!

quinta-feira, outubro 28, 2010

Ouriço

sábado, outubro 23, 2010

Capa da Semana - Loriganet

Se o blog Loriganet fosse um Jornal esta seria a capa da Semana

(clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, outubro 21, 2010

Caminhada -> Loriga - Serapitel - Cabeça

Dia 31 de Outubro vai realizar-se uma caminhada organizada pelo Grupo Desportivo Loriguense, tendo como itenerário Loriga-Serapitel-Cabeça, onde o participante estará em contacto com a água e a Natureza.
Estas caminhadas são uma actividade física simples, natural, acessível, segura, saudável e benéfica para a maioria das pessoas. Participe!

domingo, outubro 17, 2010

Louvar a Deus pela passagem das Irmãs de S. João Baptista por Loriga

A Paróquia de Loriga vai realizar no dia 28 de Novembro de 2010, uma Missa de Acção de Graças pelas Bodas de Ouro de Vida Consagrada das Irmãs Mª Cecília, Mª Elisabete, Mª Filomena, Mª Gracinda, seguindo-se um Almoço Convívio.
Saliente-se que estas (e outras) Irmãs foram de uma dedicação extrema no desempenho das suas tarefas nas Valências: Creche, Jardim Infantil, A.T.L, Centro de Dia e Casa de Repouso, do Centro de Assistência Paroquial de Loriga e deram muito do seu labor ao serviço de Deus e da Paróquia. Um serviço exemplar de apostolado e piedade ardente junto de todos os paroquianos de Loriga. O Pároco de então, Padre António Abrantes Roque Prata, viu premiado o seu empenho e luta constante junto dos superiores do Instituto das Irmãs de S. João Baptista, ao conseguir e em boa hora a abertura da Casa das Irmãs em Loriga (Comunidade Religiosa). O Centro de Assistência Paroquial de Loriga acolheu-as em 2 de Julho de 1962. Foram 47 anos de vida imolada de oração e dedicação.


Recorde-se que no passado dia 28 de Agosto, as Irmãs acima referidas, bem como a Irmã, Mª da Graça, e Mª da Luz louvaram o Senhor pelos seus 50 Anos de Vida Consagrada e a Irmã Mª da Conceição, pelos 25, na Casa Rainha do Mundo em Gouveia.






Chegada das Irmãs de S.º João Baptista a Loriga - Decorria o ano de 1962

Em 2 de Julho de 1962 (festa da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel) as Irmãs da União de S. João Baptista e de Maria Rainha, vieram tomar conta dos serviços do Centro Paroquial, tendo ficado instaladas na casa de residência do Senhor Padre Lages, que a havia doado, em vida, com todos os seus bens, para o Centro Paroquial.

"Eram 19 horas, quando a Redª Madre Geral Irmã Maria Stephana acompanhada das Irmãs que constituiram a comunidade de Loriga, e das Irmãs professas daqui naturais e que ingressaram na já referida Congregação, à Portela do Arão, onde eram aguardadas pelo Rev.do Clero da Paróquia e das freguesias limítrofes, - Alvoco, Valesim, São Romão e Torroselo, Junta de Freguesia, Industriais, Vicentinas, muitas Senhoras e dezenas de pessoas de representação da nossa vila.

Presentes também o Rev.ºs Srs. P.e João Reinker, Reitor do Seminário de Gouveia e P.e Carlos Kraut, professor no mesmo seminário.

Após os primeiros cumprimentos, extenso cortejo de automóveis se dirigiu a Loriga. Nas ruas, imenso povo, curioso e manifestando a sua alegria ao receber as Irmãs.

No adro, a multidão comprimia-se no vasto recinto. Rossoam vivas e palmas. Respeitoso, agradecido, e contente, o bom povo de Loriga cobre de flores as Irmãs, que só a muito custo conseguem abrir passagem para entrar na igreja Paroquial.

O Rev.º Pároco Pe António Abrantes Roque Prata, em palavras quentes e sentidas saúda as irmãs, que, como o seu Santo Patronato, também «vêm em nome do Senhor, preparar os seus caminhos», tendo a exemplo de Maria subido apressadas a montanha, não só para nos virem visitar, mas para ficarem connosco, numa vida imolada na oração, numa dedicação constante pelas criancinhas que ajudarão a preparar para a vida, numa abnegação sacrificada pelos pobrezinhos, a que prestarão assistência carinhosa, num apostolado ardente junto de todas as almas..

Toda a assembleia dos fiéis cantou a «Magnificat», terminando a cerimonia com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Ouviu-se então, vibrante e sentido como nunca, o «Salmo da União Fraterna»:

«... Quanta Paz e quanto Bem

Quanta alegria nos vem

De vivermos como irmãos...»

sábado, outubro 16, 2010

Voz da Banda III



ALGUNS RECORTES DA JÁ LONGA CAMINHADA DA BANDA DE LORIGA


Passo a apresentar a Edição n.º 3 do JORNAL “A VOZ DA BANDA


Capa da Semana - Loriganet

Se o blog Loriganet fosse um Jornal esta seria a capa da Semana

(clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, outubro 14, 2010

Socalcos




quarta-feira, outubro 13, 2010

Penhas...

As Penhas que cincundam Loriga são imponentes obras da natureza....

terça-feira, outubro 12, 2010

Mirante de Loriga - Local de Eleição

O Mirante da Penha D´Águia situado muito perto do local conhecido por "Selada" é dos lugares de Loriga, onde se pode deslumbrar uma das mais encantadoras vistas panorâmicas sobre a vila e toda a região circundante que de certo nunca mais esquecerá.





domingo, outubro 10, 2010

Em actualização...

Peço desculpa pelo incómodo, mas o blogue vai estar em constantes alterações durante alguns dias até ser resolvido um problema interno que se alojou no template anterior.
Obrigado.

sábado, outubro 09, 2010

Capa da Semana - Loriganet

Se o blog Loriganet fosse um Jornal esta seria a capa da Semana


(clique na imagem para ampliar)

terça-feira, outubro 05, 2010

Comemoração do Centenário da Implantação da República em Loriga

Comemorou-se hoje, em 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República em Portugal
Deixo algumas imagens das Comemorações em Loriga.





Centenário da Implantação da República




No dia 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta, com o objectivo de derrubar a Monarquia. .
O reinado de D. Manuel II tentou apaziguar a vida do país sem sucesso. Foi um reinado fraco e inexperiente.
A chamada I República Portuguesa terminou em 1926, com o golpe de 28 de Maio, a que se seguiram muitos anos de ditadura.

Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa , composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.

Partitura do Hino Nacional " A Portuguesa"



Poderá ouvir o Hino Nacional seleccionando um dos seguintes links:

Ouvir o Hino em banda larga (ficheiro de som em formato MP3 stereo)

Ouvir o Hino em modem (ficheiro de som em formato MP3 mono )

domingo, outubro 03, 2010

Em Recuperação


Depois da intervenção cirúrgica a que foi sujeito, encontra-se em recuperação o nosso amigo José Fernandes autor do blog http://zefernandes49.blogs.sapo.pt/.
O blog Loriganet envia-lhe deste modo, um abraço com votos de boa recuperação e de pleno restabelecimento.


sábado, outubro 02, 2010

Celebração do "Sagrado Lausperene" em Loriga


Realizou-se HOJE dia 2 de Outubro, Sábado e Domingo dia 3, (amanhã a exposição do "Sagrado Lausperene".
O Sagrado Lausperene deve ser vivido como momento forte de tomada de consciência do que a Santíssima Eucaristia é e de como a devemos viver ao longo do dia. Deve ser um momento privilegiado para reflectirmos sobre o dever de eucaristizarmos a vida, vivendo-a em acção de graças e colocando-a ao serviço dos outros. Dando-a por amor, como Jesus fez. Adoptando o amor – um amor que procura ser cada vez mais ágape -- como estilo de vida. Deve ser ocasião para avivarmos a consciência do dever de amarmos os outros como Deus nos ama: com um amor gratuito e com um amor que perdoa e que esquece.
O programa é o seguinte:


Dia 2 de Outubro (Sábado)

-Às 20:o0 horas: celebração da Santa Missa; a seguir, ficará exposto o Santíssimo .


Dia 3 de Outubro (Domingo)

-18:30hs - Eucaristia solene e Encerramento do Lausperene.

sexta-feira, outubro 01, 2010

Capa da Semana - Loriganet

Se o blog Loriganet fosse um Jornal esta seria a capa da Semana

Voz da Banda II



ALGUNS RECORTES DA JÁ LONGA CAMINHADA DA BANDA DE LORIGA


Passo a apresentar a Edição n.º 2 do JORNAL “A VOZ DA BANDA