Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

domingo, janeiro 30, 2011

Passeio à Torre...

Alguns registos do dia 30 de Janeiro de 2010 - Torre
Serra da Estrela




































Última Hora ( Em actualização)

Neste momento neva em Loriga....


sábado, janeiro 29, 2011

Abertura do Snack Bar "1.º Andar"

Abriu ontem ao público o novo Snack Bar em Loriga denominado por "1.º Andar".
Situa-se na Av Augusto Luis Mendes por cima da Casa de Artigos Regionais e são proprietários Rafaela e André. Votos de muitos êxitos.





Asae fecha as bombas de Gasolina em Loriga

Fecharam ontem as Bombas de Gasolina em Loriga...

Neve em Loriga...

Pelas 16:00 caíram alguns aguaceiros de neve...

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Neve na Serra - EN 338

Alguns registos da neve na Serra da Estrela - 28/1/2011

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Vídeo - Lanificios


domingo, janeiro 23, 2011

Documentário "Os Lanificios"

Dia de filmagens para o documentário sobre os lanificios.

http://lanificiosdoc.blogspot.com/



Recordar a Indústria de Lanifícios em Loriga



Loriga tinha a categoria de sede de concelho desde o século XII tendo recebido forais em 1136 (João Rhânia, senhorio das Terras de Loriga durante cerca de duas décadas, no reinado de D.Afonso Henriques), 1249 (D.Afonso III), 1474 (D.Afonso V) e 1514 (D.Manuel I). Apoiou os Absolutistas contra os Liberais na guerra civil portuguesa. Deixou de ser sede de concelho em 1855 após a aplicação do plano de ordenação territorial levada a cabo durante o século XIX, curiosamente o mesmo plano que deu origem aos Distritos. Porém, partir da segunda metade do século XIX, tornou-se um dos principais pólos industriais da Beira Alta.

Em alguns registos de Loriga do século XVIII, vamos encontrar dados concretos da existência já nessa altura de um próspero negócio de lã, a matéria-prima para a Industria de Lanifícios.

Nessa época a lã era manufacturada sem nenhum auxílio mecânico e, por isso mesmo, durante muitos anos, foi usada a fabricação doméstica, com teares manuais a trabalhar em diversas casas, ou com as escarameadeiras (mulheres que farripavam a lã depois de lavada tirando os ciscos e outras aderências) nas casas dos próprios fabricantes.

A partir dos meados do século XIX, começam então a construir-se as primeiras Fábricas que, juntamente com a referenciada fabricação doméstica com teares a trabalharem em diversas casas, ultrapassam seguramente dois séculos de grande laboração e de enorme movimentação industrial.

As primeiras Fábricas a serem construídas em Loriga, foram por iniciativa de Manuel Mendes Freire e José Marques Guimarães, que na altura, eram já uns conceituados negociantes em Lã.

Em 1872 o Jornal "O Conimbricense" publicado em Coimbra, escreveu sobre as Fábricas de Lanifícios em Loriga, onde publicava que havia nesta Vila quatro fábricas, três a funcionar e outra começada, que se deviam unicamente aos esforços particulares e muitos outros, que não sendo de Loriga, ficaram para sempre ligados à Industria de Lanifícios desta localidade.

Apesar das deficientes vias de comunicação que se resumiam à velhinha estrada romana com 2000 anos, que obrigava ao transporte das matérias-primas no dorso dos animais de carga, Loriga, era em 1881, a localidade mais industrializada na aba ocidental da Serra da Estrela, com várias unidades de produção têxtil, empregando mais de 200 operários.
Podemos afirmar com total certeza, de que, os empreendedores dos Lanifícios, aproveitaram a água como força motriz para as suas fábricas, promovendo também, a transformação da paisagem, no sentido de criar condições de sobrevivência, para um acréscimo de população induzida pela industrialização.
Regato, Redondinha, Fonte dos Amores, Tapadas, Fândega, Leitão & Irmãos, Augusto Luís Mendes, Lamas, Nunes & Brito, Sociedade Têxtil Moura Cabral SA, entre outras, são fábricas que fazem parte da história industrial desta vila. A principal e maior avenida de Loriga tem o nome de Augusto Luís Mendes, um dos mais destacados Industriais Loriguenses.

Janeiro mês dos Peditórios - Peditório para São Sebastião

"Cambeiro"

Janeiro é o mês dos peditórios em Loriga, uma tradição com raízes de muitos anos, pedidos de esmolas para Santos, instituições, organismos, Igreja, normalmente efectuado nos fins-de-semana, que por vezes se prolonga ainda por uma ou outra semana de Fevereiro.
Neste domingo efectua-se o peditório para São Sebastião, que tem uma característica própria, com o "Cambeiro" a percorrer as ruas da vila, que apesar de os tempos serem outros, é uma tradição bem antiga mas ainda bem presente, continuando a prevalecer o mesmo predominante sentimento que está bem enraizado na cultura da gente Loriguense.
O "Cambeiro" é um mastro de madeira coberto com pendurais em ferro, que durante o mês de Janeiro sai pelas ruas da vila, sendo transportado em cortejo.
O cortejo do "cambeir"o é anunciado pelas ruas ao som de uma campainha. A procissão principia no adro vazio da igreja e ao longo do percurso da procissão as pessoas que vão se juntando ao cortejo vão colocando pendurais no "Cambeiro" com diversas oferendas: enchidos de carne diversos, bacalhau, presunto, pães cereais e dinheiro

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Missa de domingo transmitida a partir da Igreja de Seia



A Eucaristia do próximo domingo, dia 23, vai ser transmitida directamente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Seia, pela estação televisiva TVI, às 11 horas.

A Igreja foi inaugurada no dia 12 de Outubro de 2008 e desde essa data tem contado com uma participação na Eucaristia dominical de cerca 500 pessoas. “Esta construção revelou-se bastante pertinente, evidência demonstrada pela resposta efectiva que tem estado a dar à Paróquia, pelas condições que oferece”, dá conta a Fábrica da Igreja de Seia.

domingo, janeiro 16, 2011

Loriga

sábado, janeiro 08, 2011

Bom ano...

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia de Reis - 6 de Janeiro


Dia de Reis ,Festa de Reis ou "Epifania do Senhor",significa o dia em que Jesus se manifesta para outros povos.
Segundo a tradição, foi neste dia que os três reis Magos foram orientados pela "Estrela de Belém",até a gruta onde Jesus havia nascido para presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. O ouro simbolozava anobreza, sendo presenteada por Belchior. O incenso representava a divindade de Jesus, sendo presenteada por Gaspar. A mirra, sendo uma reva muito amarga, simbolozava o sofrimento que Jesus enfrentaria na Terra enquanto Salvador da Humanidade, também simbolizava Jeus quando homeme.Foi presenteado por Baltazar.

Segundo a tradição, um era negro(africano),branco (europeu) e o terceiro moreno(assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época.quanto ao nome dos três, quem deu nome aos magos foi Beda, umm cronista inglês que viveu entre 673 a 735 d.C. Em outros países, principalmente na Europa, essa data tem um significado tão importante quanto no Natal, sendo feriado em todo o continente. Na Espanha é Festa de Reis.Na Itália chamam de "Befana".Befana para os italianos significa uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças.Befana traz um significado muito importante para a Itália, que principalmente no Natal valoriza o idoso.A tradição é seguida até os dias atuais, onde ninguém recebe presente dia 25 de dezembro, e sim no dia 6 de janeiro.

domingo, janeiro 02, 2011

Gente de Loriga em Destaque - António Manuel Marques Pereira

Loriguense António Pereira na Revista Tv7 dias

(clique na imagem para ampliar)