Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Nevão de 1994 - Loriga

Maior que assisti até hoje em Loriga...
Começou com a queda abundante de granizo, seguindo-se queda de neve em grande intensidade no final da tarde do dia 3 de Fevereiro de 1994 (5ª feira).
A neve continuou a cair praticamente toda a noite e no dia seguinte, 4 de Fevereiro (sexta-feira), pela manhã houve um grande curto-circuito na Subestação da EDP devido ao peso da neve nos fios. Nesse dia, as escolas tiveram encerradas.
O bairro onde esta se encontra situada teve que ser evacuado devido ao risco de explosão, ainda explodiu um dos transformadores, o que fez com que não houvesse electricidade na vila durante todo o fim de semana.
Loriga esteve um fim de semana inteiro sem luz, isolada do mundo, mas completamente bela ao estar coberta de neve.
Deixo o vídeo desse nevão:



Assembleia Geral - Confraria da Broa e do Bolo Negro




CONVOCATÓRIA

Convoco a Assembleia Geral Ordinária da CONFRARIA DA BROA E DO BOLO NEGRO DE LORIGA, para reunir no dia 12 de Março de 2011, pelas 11,00 horas, na sede da Confraria sita na Rua Coronel Reis, 25 1º. em Loriga, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Assuntos pendentes, que constavam da acta apresentada na sessão anterior.
2. Apreciação e aprovação do Relatório e Contas da Direcção
3 Outros assuntos de interesse para a Confraria

Podem participar nesta Assembleia Geral todos os confrades

Os Confrades não residentes em Portugal Continental poderão fazer-se representar nesta Assembleia Geral através de documento por si assinado e dirigido ao Presidente da Assembleia Geral

Se á hora marcada não estiver presentes mais de metade dos Confrades com direito a voto, a Assembleia Geral reunirá trinta minutos depois com qualquer número.

Loriga 18 de Fevereiro de 2011

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
( Victor Brito de Moura )


domingo, fevereiro 27, 2011

Passeio Cultural da Analor a Loriga

(clique na imagem para ampliar)

Noite de Fados no Restaurante "O Vicente"

Realizou-se ontem no Restaurante "O Vicente" mais uma actuação do Grupo de Fados de Loriga.
Ficam alguns registos:



sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Loriga vista do Mirante

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Exposição “Memórias com Alma – de Loriga a Sacavém”

Foi inaugurada no passado sábado, 12 de Fevereiro, no Museu de Cerâmica de Sacavém, a Exposição “Memórias com Alma – de Loriga a Sacavém”

Muitos foram os Loriguenses que nesse dia nos honraram com a sua presença.

A Exposição poderá ser apreciada até 31 de Maio e até lá serão realizadas em paralelo as Sessões e Conferências que de seguida lhe damos conta.

Animadas por vários oradores credenciados, serão certamente excelentes oportunidades para um conhecimento mais profundo de diversas facetas da realidade de Loriga, podendo mesmo vir a ser inspiradoras de futuro.

Contamos com a sua participação! Entusiasme família e amigos.

Tome nota, desde já, da primeira Conferência. É já na próxima semana, sábado 26 de Fevereiro, pelas 15 horas.

Para informações complementares tem à disposição os telefones do Museu 21 115 10 83/84/85.



PROGRAMA DE SESSÕES E CONFERÊNCIAS


26 Fevereiro, 15 horas

CONFERENCIA “Loriga e Sacavém, histórias que se cruzam - os fios do tempo no tear da História”

Uma abordagem histórica à vida quotidiana das gentes de Loriga no séc. XIX e primeira metade do séc. XX.

Maria Lúcia de Brito Moura, doutorada em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. Membro do CEHR/Universidade Católica Portuguesa




19 Março, 15 horas

CONFERÊNCIA “Loriga, personalidade de um território de montanha – socalcos, floresta e água, convivência granito-xisto, a estrada para a neve”

Realce do valor, da preservação, do potencial, do usufruto.

Vale de Loriga numa perspectiva mais abrangente, num enfoque especial da zona de xisto, com uma dinâmica própria na gestão da terra e intervenção na água.

O potencial da neve, referenciado através de um sonho Loriguense que demorou 40 anos a tornar-se realidade - a Estrada de S. Bento, de ligação aos cumes da Serra e às pistas de esqui da freguesia de Loriga.

João Fonseca Caldeira Cabral, docente universitário de urbanismo e arquitectura, especialista em ordenamento do território

João Orlindo Marques, Mestre em Museologia e Património Cultural

Victor Moura*, Presidente AG Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga (* a confirmar)

16 Abril, 15 horas

CONFERÊNCIA "Alma Loriguense, nos cantares da Quaresma – uma tradição peculiar de fundas raízes”

A “Ementa das Almas”, origens e evolução desta tradição. Apontamento musical ilustrativo, no próprio Museu.

Joaquim Pinto Gonçalves, Professor de Educação Musical, especializado em Gestão e Administração Educacional




28 Maio, 15 horas

Apontamento teatral "A Boda”

Realce da cozinha Loriguense através da encenação no palco do Auditório da preparação de uma boda de casamento. A Boda era um ritual com muita expressividade no século passado, ao qual as afamadas cozinheiras de Loriga emprestavam o seu melhor talento.

Pretexto para referenciar e colocar em destaque os pratos mais representativos da tradição gastronómica de Loriga, confeccionados com os produtos da montanha, de que o milho, retratado na Exposição, é exemplo, conjuntamente com outros vindos dos destinos longínquos da emigração brasileira.

Em paralelo serão expostos apetrechos de cozinha utilizados pelas cozinheiras da época, com um destaque da obra “Loriga, Sabores de Sempre”, que divulga 66 receitas da altura.

Encerramento com uma degustação de sabores de Loriga.

Coordenação Maria Eugénia Gomes, Professora, afilhada de uma das emblemáticas cozinheiras de Loriga no séc. XX.




Iniciativas especiais para o Target Escolas

24 de Março, 14 de Abril, 19 de Maio

“ Incursão ao passado, com vista para o futuro - Um olhar sobre o século XX”

Visita guiada à Exposição “Memórias com Alma, de Loriga a Sacavém”

Seis escolas a acolher para visita, 2 acções por dia, início às 10 e às 15 horas

Dinamização a cargo dos Serviços Educativos do Museu, com a participação dos Organizadores da Exposição.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Neve nas Penhas



segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Dia dos Namorados

Alguma neve em Loriga











domingo, fevereiro 13, 2011

57º. Aniversário da Cooperativa Popular de Loriga


A Cooperativa Popular de Loriga celebra hoje 57 anos de existência ao serviço da comunidade.

Fundada em 13 de Fevereiro de 1954, tendo-se deslocado expressamente a Loriga, Virgílio Calixto Pires, Notário na Secretaria Notarial do Concelho de Seia com sua sede nos Paços do Concelho, onde na residência do senhor Carlos Alves de Moura, procedeu ao acto da constituição da Escritura da Cooperativa Popular de Loriga e sob a forma de sociedade anónima designadamente Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada.
Outorgaram esta escritura: Primeiro:- Padre António Roque Abrantes Prata. Segundo:- Álvaro dos Santos Aparício. Terceiro:- Carlos Alves de Moura. Quarto:- José de Brito Amaral. Quinto:- Eduardo Gomes Melo. Sexto:- Alfredo Pereira dos Santos. Sétimo:- José Gomes Melo. Oitavo:- José Pina Luís dos Santos. Nono:- José de Moura Mourita. Décimo:- José Alves de Moura. Décimo primeiro:- Augusto Pinto Aparício. Décimo segundo:- Mário de Brito Florêncio.
Para o respectivo acto, o certificado das identidades de todas estas pessoas, foram e abonadas pelo senhor professor António Domingos Marques e Carlos Fernandes Urtigueira, na qualidade de testemunhas.
Consta ainda nos registos da Cooperativa, uma lista com cerca de três dezenas de loriguenses, também considerados fundadores desta associação.
A fundação deste organismo em Loriga teve, como objectivo prioritário, pela prática de preços mais baixos, tornar mais acessível aos trabalhadores, principalmente aos operários, os bens de consumo essenciais, tendo na pessoa do Senhor Padre António Roque Barreiros Prata, um dos seus impulsionadores.

domingo, fevereiro 06, 2011

Exposição "Memórias com Alma" em Sacavém


Irá decorrer durante o dia 12 de Fevereiro e 31 de Maio de 2011 a Exposição "Memórias com Alma" no Museu da Cerâmica em Sacavém, estando patente ao público, podendo desta forma todos os Loriguenses e não só espalhados pela grande Lisboa, recordar e visualizar marcos históricos da Vila de Loriga. Trata-se de uma Iniciativa de Colaboração entre a Confraria da Broa e do Bolo Negro com a ANALOR com o apoio da Câmara Municipal de Seia e de Loures.
Esta Exposição, inclui vasto leque de fotografias, relacionadas com Loriga do século passado, que representam acima de tudo marcos de história de uma vila, orgulhosa dos seus valores e da sua gente.
Recorda-se que o Sr. José Cardoso de Pina teve a generosidade de doar recentemente a Loriga, através da Confraria, um valioso espólio de fotografias e outros documentos muito relevantes sobre a História de Loriga no último século.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Vitinho faz hoje 25 anos - Quem não se lembra?


Foi criado em 1986 e durante dez anos esteve no horário nobre da RTP a dar as boas noites aos mais pequeninos.

"Está na hora, da caminha, vamos lá dormir....". Começava assim a canção que, animada pelo Vitinho, ficou na memória de muitos portugueses, principalmente miúdos que hoje são graúdos.

A canção que milhares de pessoas decoraram foi interpretada por Dulce Neves (1986), Isabel Campelo (1989), Eugénia Melo e Castro & LSO (1991) e Paulo de Carvalho (1992).