Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

sexta-feira, março 30, 2012

Trailer - Documentário sobre a "Semana Santa em Loriga..."

Loriga em debate na Radio Cultura de Seia...

O Loriguense Carlos Amaro, participou nuum interessante debate na Rádio Cultura de Seia, onde se falou de Loriga e das suas tradições, nomeadamente desta quadra que agora estamos a passar.

Fica o registo em vídeo:

 


quinta-feira, março 29, 2012

Faltam 3 dias...

terça-feira, março 27, 2012

Brevemente...

segunda-feira, março 26, 2012

Programa Semana Santa

Mistério da Ementa das Almas - Serões d'Aldeia

domingo, março 25, 2012

Visita da Analor a Loriga





Como tradição a Associação dos Amigos e Naturais de Loriga (ANALOR), integrado nas Comemorações do 25.º Aniversário visitou em Passeio Cultural a Terra Natal.
À noite realizou-se no mesmo local a Sessão Solene com o Partir do Bolo e Baile animado.


Brevemente...

sexta-feira, março 23, 2012

Mudança da Hora



Os relógios vão adiantar uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de verão em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira a mudança ocorrerá à 01:00 da manhã, com os relógios a adiantarem para as 02:00, enquanto nos Açores a alteração será feita à meia-noite de domingo, passando para a 01:00.

O diretor do Observatório Astronómico de Lisboa disse hoje à agência Lusa que a mudança do regime de inverno para o de verão "é uma decisão do espaço europeu".

"É uma norma europeia que obriga a que todos os países o façam e Portugal também o vai fazer", adiantou Rui Agostinho, acrescentando que esta decisão é estudada periodicamente.

"Há uma análise que é feita periodicamente na Europa sobre o impacto [que esta medida] tem sobre todas as atividades que são executadas na Europa, nomeadamente no turismo, indústria, comércio, agricultura", explicou.

Além de analisarem o impacto económico, os peritos estudam a forma como esta decisão interfere na vida das pessoas: "Se sentiram uma maior dificuldade devido à mudança da hora ou se não houve nenhuma mudança assinalável".

terça-feira, março 20, 2012

Dia 25, Amenta das Almas na Vila de Loriga


O Mistério da Amenta das Almas na Vila de Loriga é a primeira iniciativa a integrar o plano de animação do projeto das Aldeias de Montanha, na rúbrica Serões de Aldeia, que prevê valorizar e dignificar as tradições mais importantes para a identidade destas aldeias. 
A realização da "Amenta das Almas", prática religiosa de oração pelas almas, durante a quaresma é uma tradição na vila de Loriga, que tem sido mantida ao longo das gerações. Este ritual tem lugar na noite de sábado para domingo, habitualmente por volta das 2h da manhã e que no dia 25 se realizará, excecionalmente, à primeira hora.
Trata-se de uma tradição secular que a Câmara Municipal de Seia pretende preservar, valorizar e divulgar, no âmbito do Projeto das Aldeias de Montanha. Para este efeito a autarquia, em colaboração com toda a comunidade, delineou para este território um plano de animação que se materializará nos denominados “Serões de Aldeia”, uma estratégia diferenciadora de valorização da identidade das populações, com base na riqueza e autenticidade das suas tradições, enquanto capacidade dos territórios se diferenciarem como destinos turísticos.
Este “Serão” terá início à primeira hora de domingo no adro da igreja, onde a figura do guardião da aldeia surge pela primeira vez, enquanto anfitrião que fará a explicação dos momentos a decorrer. De seguida seis homens posicionam-se em cinco locais distintos da Vila, que durante 30 a 35 minutos entoam cânticos em orações.
Paralelamente foi lançado o desafio à restauração da vila de Loriga para apresentarem gastronomia típica da páscoa, para que assim os visitantes possam viver em pleno a tradição pascal. 

segunda-feira, março 19, 2012

DIA DE SÃO JOSÉ - DIA DO PAI


Jesus teve São José como pai adoptivo, por especial desígnio de Deus, que o escolheu porque sabia que o Verbo de Deus iria Incarnar no seio de Maria, a Virgem-Mãe.
São José ao amar Jesus estava a amar o Seu Deus e quando mostrava ternura para com a sua Esposa Maria, era o mesmo que mostrar o quanto lhe era caro poder dirigir-se à Imaculada Mãe de Deus e Mãe dos Homens.
São José é a perfeita figura do JUSTO de que nos fala o Antigo Testamento, é o Homem de fé inquebrantável, a toda a prova.
É na realidade o exemplo de um Pai extremoso, pois deu a Jesus o Amor e protecção de que Ele carecia, mesmo sabendo que aqu'Ele era o Filho de Deus e não a carne da sua carne.
 
SÃO JOSÉ
*
És dos Pais o Padroeiro,
terno Esposo de Maria
entre os Santos o primeiro,
quero venerar-te no teu dia!
Destes a Jesus o teu carinho
à Virgem Mãe todo o amor...
... aos crentes revelas o caminho,
animando-os com o teu calor!
Carpinteiro de Nazaré
descendente do Rei David...
...fostes alguém que mostrou fé
e dessa ninguém duvide!
Guardião do Mistério da Salvação,
para o Egipto levastes o Redentor
para Herodes não pôr a mão
no Divino Mestre do Amor!
Regressado desse exílio
com a morte do indigno rei,
Jesus cresceu com teu auxílio...
...e da Virgem Mãe, eu sei!
O que pensastes, José,
quando Maria engravidou?
Vacilastes na tua Fé
até que o Anjo te falou?
Mas a Família Sagrada
é um exemplo da tua vida...
...e Deus não te nega nada
nem à tua Esposa querida!

Passeio Cultural da Analor

sábado, março 17, 2012

Brevemente...

terça-feira, março 13, 2012

Espelho...

segunda-feira, março 12, 2012

Cerimónia da Consagração do novo Altar da Igreja Matriz


domingo, março 11, 2012

Missa Dominical presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel da Rocha Felicio bispo da Diocese da Guarda

A visita Pastoral de Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel da Rocha Felicio Bispo da Diocese da Guarda à Paróquia de Loriga culminou com a Celebração da Missa Dominical.
No decorrer da Eucaristia  fez a consagração do novo altar da Igreja Matriz.
Deixo algumas fotos: