Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

quinta-feira, setembro 27, 2012

LORIGA as suas GENTES e TRADIÇÕES - "PENITÊNCIA"


Documentário sobre o período da Quaresma que se vive em Loriga, irá ser exibido o dia 11 de Outubro, pelas 15 horas, no Cineteatro da Casa da Cultura de Seia, filme seleccionado para a Competição Lusófona/Panorama Regional - Longas-Metragens, do Festival Internacional de Cinema, Cine'Eco de Seia 2012. A não perder e desde já sois todos convidados a participar. — com MaJo Pereira e Vitor Brito em Seia.



sábado, setembro 22, 2012

Missão Itinerante Blog de autoria de Padre Jorge Amaro



Acaba de ser criado na Internet um Blog intitulado "Missão Itinerante" Blog de orientação missionária dando testemunho de uma vida de evangelização. Este blog é de autoria do Pe Jorge Amaro, Loriguense e Missionário da Consulata.

Vale a pena ver e ler.

Caminhada Comemorativa do Dia Mundial do Coração - LORIGA



Com o objectivo de não deixar passar em branco o Dia Mundial do Coração, irá realizar-se em Loriga uma caminhada no proximo dia 29 de Setembro (Sábado). 

O percurso terá início às 9:30 horas na Av. Augusto Luís Mendes, ou “Carreira”, como é mais conhecida, fazendo o trajecto da já conhecida Rota da Eira, um dos percursos pedestres sugeridos pela Confraria da Broa e Bolo Negro

O trajecto a percorrer está classificado como “fácil” e tem uma extensão total de 2877 metros, para que todos possam participar.

O evento, inserido no projecto dinamizador Vivências d’Aldeia foi promovido pela Camara Municipal de Seia e irá acontecer em simultâneo por todo o concelho, abrangendo todas as freguesias das Aldeias de Montanha – Loriga, Alvoco da Serra, Cabeça, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide.

Para todos os que se queiram juntar a esta iniciativa, não são necessárias quaisquer tipo de inscrições, bastando apenas a comparência no dia 29 de Setembro nas horas e locais marcados para o início do percurso. Aconselha-se ainda o uso de roupa e calçado confortáveis e água para a caminhada.

Participe! Venha comemorar o Dia Mundial do Coração!

in http://www.freguesiadeloriga.net/

No dia 29 de setembro caminhe pelo coração

Nove percursos pedestres no território das Aldeias de Montanha são as propostas do Município de Seia para assinalar o Dia Mundial do Coração, que este ano se comemora a 29 de setembro.
À semelhança de anos anteriores o dia dedicado ao coração será comemorado em Seia com um convite à população para caminhar, numa ação de sensibilização para a adoção de um estilo de vida mais saudável. Este ano o programa é mais abrangente, propondo-se a realização simultânea de percursos pedestres de pequena rota no território das Aldeias de Montanha, itinerários pedestres que constituirão uma das várias propostas de rotas pedestres da Rede de Aldeias de Montanha.
Os itinerários terão início, em simultâneo, às 9:30h nas localidades de Alvoco da Serra, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide. Na aldeia de Cabeça a caminhada está agendada para mais tarde, às 16:30h, tendo em conta que neste sábado a aldeia acolherá ainda o Serão D’Aldeia “Noite da Bôla Lêveda da Cabeça”.
O ponto de encontro está marcado para junto das sedes das juntas de freguesia, com exceção da vila de Loriga, com início a partir da Carreira, Sazes da Beira, junto ao Santuário Santa Eufêmia, Teixeira, na Associação dos Amigos da Teixeira, e Valezim, na Senhora da Saúde.
De tipologia de pequena rota, os circuitos estão classificados com um grau de dificuldade baixo e serão acompanhados por técnicos do Município de Seia.
A participação é livre, aconselhando-se o uso de calçado e vestuário adequado para caminhadas.

Em defesa do Hospital de Seia


sexta-feira, setembro 21, 2012

Outono...

Entra hoje Outono.
O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura , (excepto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.
O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de Março e termina a 20 de Junho.




Provérbios do Outono

“Quem planta no Outono leva um ano de abono”.

“Em Outubro centeio ruivo”.

“Outubro suão negaças do Verão”.

“Quando o Outubro for ervilheiro, guarda para Março o palheiro”.

“Com a vinha em Outubro, come a cabra, engorda o boi e ganha o dono”.

“Outubro quente traz o diabo no ventre”

“Vindima em Outubro, que o S.Martinho t’o dirá”.

“Outubro sisudo recolhe tudo”.

“Outubro, Novembro e Dezembro, não busques o pão no mar, mas torna a teu celeiro e abre o teu mealheiro”.

“Quando Outubro for a Aveiro, guarda para Março o palheiro”.

sábado, setembro 15, 2012

Antiga escola de Loriga cedida para alojamento turístico



 A Câmara Municipal de Seia anunciou que vai ceder o edifício da antiga escola de Loriga, em regime de comodato, para ser convertido em equipamento turístico na vertente de alojamento.
Segundo a autarquia, o antigo edifício escolar, que foi desactivado em finais de 2010, vai ser entregue a quem apresentar a «melhor proposta» e na condição de reabilitar o imóvel e de criar, no mínimo, três postos de trabalho.
«Um alojamento turístico numa versão de baixo custo é o desafio lançado pela autarquia, que vê neste tipo de empreendimento uma oportunidade para captar novos públicos, bem como uma opção de alojamento aos jovens que ao longo do ano procuram a região e a Serra da Estrela como destino turístico ou de investigação», justifica a Câmara de Seia, em comunicado.

sexta-feira, setembro 14, 2012

7 Maravilhas - Praias de Portugal - Votação Final



Realizou-se na noite do dia 8 de Setembro em Troia, a eleição das "7 Maravilhas - Praias de Portugal,
sendo este evento transmitido em directo pelo Canal público RTP1.
Este evento concerteza que fez com todos os loriguenses, estivessem atentos ao ecrã, na esperança que a nossa Praia Fluvial pudesse ser eleita, mas infelizmente tal não aconteceu... A praia vencedora na categoria de rios acabaria por ser a Praia de Vila Nova de Milfontes, em que não se consegue  compreender muito o facto desta praia constar nessa categoria.
Para  nós loriguenses, já foi uma grande vitória ter chegado até aqui...Loriga é muito mais conhecida é uma mais-valia adquirida graças a este concurso.
A Praia Fluvial de Loriga não precisava de concorrer para ganhar, porque esta maravilha para todos nós, já tinha ganho antes de concorrer. É certo que a praia fluvial de Loriga não ganhou, mas sem dúvida alguma que Loriga e a região ficaram a ganhar...
Aqui ficam os meus parabéns para todos aqueles que levaram o nome de LORIGA, às mais altas instâncias.