Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Anoitecer em Loriga em 58'' (segundos) - Time lapse




Uma viagem Relâmpago ao Fontão... (Time Lapse)



ENTRE E VISUALIZE O VÍDEO

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Quadrilogia (Neve, Nevoeiro, Noite e Loriga)


Novos Órgãos Socias - Triénio 2013-2015


Tal como se anunciou realizou-se no passado sábado dia 26 de Janeiro, a Assembleia Geral Extraordinária, para a eleição dos novos Órgãos Sociais da Confraria da Broa e Bolo Negro de Loriga, que aqui me preso a registar os nomes dos membros em cada um dos respetivos órgãos.

Direcção

- Presidente - Rodrigo Miguel Marques Amaro
- Secretária - Ana Rita Conde Dias
- Tesoureiro - António Manuel Marques Pereira
- Vogais - Sérgio Paulo Ribeiro de Brito - Rita Gonçalves - Maria Filomena Fernandes Ano Bom Cunha Saraiva - Maria de Lurdes Mendes Claro.
- Vogais Suplentes - Maria Eugénia Gonçalves Moura Gomes - Maria Isabel Lopes Melo Pacheco

Mesa da Assembleia Geral

- Presidente - Victor Brito Moura
- Secretário - José Manuel de Almeida Pinto
- Secretário - João Paulo Alves Ribeiro

Concelho Fiscal
- Presidente - João Teófilo Lages Moura de Pina Carreira
- Secretária - Maria Emília Martins Lages
- Secretária - Margarida Maria Nunes de Pina Reis

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Trilogia (Noite, Neve e Loriga)


sexta-feira, janeiro 25, 2013

Gente de Loriga em Destaque - António C Matias

 
Foto:- Zé Fernandes


O Loriguense António Cardoso Matias, esteve no programa das manhas da RTP - "Praça da Alegria"  onde apresentou os seus dote de pintor.

quarta-feira, janeiro 23, 2013

POSTAIS



Loriga ao acordar...


Loriga ao acordar, com alguma neve já a derreter...




terça-feira, janeiro 22, 2013

Vídeos da Neve








Neve e trovoada


Esplendor


Loriga - Neve (Actualização)

Neva com grande intensidade em Loriga..
Alguns registos:



LORIGANET 2013


Neve visita Loriga...

 A neve para as crianças, é um sonho concretizado de Natal; para quem circula nas estradas, é um perigo permanente.
No entanto, Loriga não foi excepção, tornando-se habitual a queda de neve, sendo por isso considerada a "Suiça Portuguesa".

Ficam algumas fotos tiradas hoje no final da tarde....






















Última Hora..... Neva em Loriga



segunda-feira, janeiro 21, 2013

Seguimento Metereológico - Previsão de Neve



Cidades como Bragança e Guarda poderão assistir a um nevão significativo, sendo que outras cidades um pouco menos habituadas a este cenário branco, como Viseu, Chaves ou Vila Real também poderão ser contempladas.

Tudo isto se deve à presença de um centro depressionário no Atlântico Norte que originará um importante fluxo polar marítimo de noroeste, sobre a Península Ibérica. Deste modo, prevê-se tempo húmido e frio, com a possibilidade elevada de queda de neve a cotas médias-baixas nas regiões do Norte e Centro, principalmente na próxima terça-feira, dia 22.

No fim do dia de 2ª feira chegará nova frente atlântica, que originará precipitações mais fortes em todo o país durante a madrugada de 3ª feira, que serão de neve acima dos 600/800 metros no interior Norte e Centro.

Na 3ª feira, as temperaturas descerão ainda mais, sendo de esperar aguaceiros pontualmente fortes acompanhados de granizo e trovoada, com especial ênfase no Norte do país e litoral Centro, mas afetando todas as regiões. Neste dia as cotas de neve serão baixas, devendo ser inferiores a 400/500 metros no Norte e Interior Centro do País.



Previsão para Loriga





domingo, janeiro 20, 2013

Tradicional Cambeiro de São Sebastião


Realizou-se hoje o tradicional peditório para São Sebastião, com o "Cambeiro" a percorrer as ruas da vila. Este ano teve a particularidade de este evento estar integrado no plano de atividades do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha. Recorde-se que o Cambeiro em Loriga é um mastro de madeira coberto com pendurais em ferro, que durante o terceiro Domingo de Janeiro, sai pelas ruas da vila, sendo transportado em cortejo. O cortejo do cambeiro é anunciado pelas ruas ao som de uma campainha. A procissão principia na Capela de São Sebastião e ao longo do percurso da procissão as pessoas vão-se juntando ao cortejo, colocando pendurais com diversas oferendas: enchidos de carne diversos, bacalhau, pão, bacalhau, presunto, broa de milho, trigo, assim como, ofertas de feijão, grão, milho, queijos, etc., e até mesmo dinheiro que os mordomos vão transportando à parte. No final da procissão, este ano no Salão Paroquial devido ao mau tempo, iniciou-se ao leilão de todas essas ofertas, que revertem para o culto e Festa anual de São Sebastião que atualmente se festeja no penúltimo fim de semana do mês de Julho.




Mais fotos:  Facebook - Tiago Lucas

Há 4 anos atrás...


sábado, janeiro 19, 2013

Tradicional "Cambeiro" referenciado nos Jornais da região e na Rádio Boa Nova

 Loriga revive tradição do ‘Cambeiro de São Sebastião (In Diário das Beiras)

Foto Tiago Lucas/DR
Foto Tiago Lucas/DR

A vila de Loriga, no concelho de Seia, revive no domingo a tradição do ‘Cambeiro de São Sebastião‘, que não é mais do que um peditório destinado a angariar fundos para uma das festas religiosas da vila em honra daquele santo.
Segundo a Câmara Municipal de Seia, o ‘Cambeiro’ é “um simples mastro, outrora de madeira, onde são colocadas as ofertas da população”.
Ao som de uma campainha, aquela estrutura “anda pelas ruas e recolhe o que de melhor se faz na vila, desde o tradicional enchido, não fosse esta a altura do fumeiro, aos cereais armazenados da última colheita e até mesmo os animais vivos, como os galos e as galinhas, que no final, no adro da igreja, são arrematados num animado e tradicional leilão”, acrescenta.
O evento está integrado no plano de atividades do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha.

in. Diário das Beiras




“Cambeiro” sai à rua em Loriga (in Porta da Estrela)

O Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha propõe para este início de ano uma vivência na vila de Loriga, com o secular e curioso Cambeiro de São Sebastião, um peditório destinado a angariar fundos para uma das festas religiosas da vila, em honra de São Sebastião.
Num ambiente de autenticidade e tradição, onde os habitantes se mostram orgulhosos por receber quem os visita, o tradicional Cambeiro sai à rua no próximo Domingo, dia 20 de Janeiro.
O Cambeiro é um simples mastro, outrora de madeira, onde são colocadas as ofertas da população. Ao som de uma campaínha o Cambeiro anda pelas ruas e recolhe o que de melhor se faz na vila, desde o tradicional enchido, aos cereais armazenados da última colheita e até mesmo os animais vivos, como os galos e as galinhas, que no final, no adro da igreja, são arrematadas num animado e tradicional leilão.


in Porta da Estrela

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Temporal de Inverno (18/19 Janeiro 2013)


Apesar de ainda haver algumas divergências pontuais entre os vários modelos meteorológicos, é já uma certeza que a partir de amanhã, sexta-feira, ocorrerá um agravamento das condições meteorológicas, situação que se prolongaria até ao fim do dia de sábado. Esta situação provocada por uma forte ciclogénese, eventualmente classificável como explosiva, que se iniciará a oeste do território continental português e que originará uma depressão fortemente cavada que atravessará a Península Ibérica durante o dia de sábado.
Ainda não há total convergência na definição da trajectória e cavamento desta depressão, mas já se pode afirmar com bastante certeza que haverá vento muito forte, em especial no litoral e terras altas ou expostas, chuva persistente e mar agitado. Esta previsão já levou à emissão de vários avisos meteorológicos por parte do IPMA.

Previsão do vento a 10 m e da pressão atmosférica, GFS




Previsão da precipitação entre as 18h de sexta-feira e as 6h de sábado, ECMWF:




Previsão da ondulação, SWAN




O estado do tempo deverá desagravar-se a partir da noite de sábado, com diminuição da intensidade do vento, acompanhada por uma descida de temperatura.

in  Meteorologia

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Dia de São Sebastião - 20/01/2013