Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

domingo, março 31, 2013

Feliz Páscoa


Procissão do Enterro do Senhor- Vídeo


sábado, março 30, 2013

Procissão Enterro do Senhor - 2013

 Organizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e das Almas de Loriga, o cortejo decorreu num ambiente pesado e solene, onde os fiéis acompanham o Senhor morto no caminho até ao sepulcro. Os fatos de carregado luto, as cores dominantes – o preto e o roxo – os paramentos utilizados envolveram quem participou e quem assistiu. Prosseguiu sempre debaixo da marcha da Banda. A procissão saiu da Igreja Paroquial percorrendo as principais ruas de Loriga. Abrindo o cortejo ia a cruz com uma toalha branca, simbolizando onde Cristo foi descido. A destacar-se na escuridão da noite, o ruído da marcha tocada pela Banda de Loriga e o bater compassado das varas de alguns irmãos da Irmandade no chão ao ritmo do andar vagaroso da procissão. Seguiu-se o Santo Sudário - que representa a mortalha de Cristo, um pano de linho com a imagem de Cristo - acompanhado pelos anjinhos dos martírios do Senhor. De seguida surge o esquife com Jesus Morto envolto num lençol de linho preto sendo levado aos ombros por 4 carregadores da Irmandade. A este esquife surge a imagem de São João Evangelista e de Maria Santíssima , acompanhados pela Banda e a multidão. Chegada a procissão novamente à igreja Paroquial fez- silêncio em veneração da imagem do Senhor Morto. Presidiu à procissão o pároco, Padre João Barroso


















sexta-feira, março 29, 2013

Mulheres de Jesrusalém




Mulheres de Jerusalém, não choreis por Mim; chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos

Celebração da Adoração da Cruz 2013

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. São João, teólogo e cronista da paixão nos leva a comtemplar o mistério da cruz de Cristo como uma solene liturgia. Tudo é digno, solene, simbólico em sua narração: cada palavra, cada gesto. A densidade de seu Evangelho agora se faz mais eloqüente. E os títulos de Jesus compõem uma formosa Cristologia. Jesus é Rei. O diz o título da cruz, e o patíbulo é o trono onde ele reina. É a uma só vez, sacerdote e templo, com a túnica sem costura com que os soldados tiram a sorte. É novo Adão junto à Mãe, nova Eva, Filho de Maria e Esposo da Igreja. É o sedento de Deus, o executor do testamento da Escritura. O Doador do Espírito. É o Cordeiro imaculado e imolado, o que não lhe romperam os ossos. É o Exaltado na cruz que tudo o atrai a si, quando os homens voltam a ele o olhar. A Mãe estava ali, junto à Cruz. Não chegou de repente no Gólgota, desde que o discípulo amado a recordou em Caná, sem ter seguido passo a passo, com seu coração de Mãe no caminho de Jesus. E agora está ali como mãe e discípula que seguiu em tudo a sorte de seu Filho, sinal de contradição como Ele, totalmente ao seu lado. Mas solene e majestosa como uma Mãe, a mãe de todos, a nova Eva, a mãe dos filhos dispersos que ela reúne junto à cruz de seu Filho. Hoje não se celebra a missa em todo o mundo.







Via Sacra Jovem 2013

 Mais uma vez o Grupo de Jovens da Paróquia Santa Maria Maior de Loriga, encenaram a tradicional via-sacra desta vez na Igreja Paroquial, devido às más condições climatéricas (muita chuva e vento). O evento que já se tornou tradicional durante o feriado da Semana Santa atraiu os olhares dos fiéis que acompanharam a encenação da paixão e morte de Cristo. Os jovens encenaram a Via Sacra com muito empenho e realizaram um grande espetáculo emocionando muitas pessoas, trazendo à memória os últimos dias de vida de Cristo. Fica o agradecimento pelo emprenho e dedicação aos jovens. Feliz Páscoa!
























Filme - Paixão de Cristo


Senhor dos Passos - Perspectivas