Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

domingo, fevereiro 16, 2014

Comemorações do Foral manuelino de Loriga 1514 - 2014

Decorreu ongtem, em Sacavém, na sede da ANALOR - Associação dos Naturais e Amigos de Loriga, a Sessão Solene de Comemoração do 5º Centenário do Foral Manuelino de Loriga
A Sessão foi aberto pelo Presidente desta Associação, Dr. José Gonçalves Mendes, que traçou o plano que a associação pretende levar a cabo. Pela voz dos convidados Dr. Augusto Moura Brito e Dr. Herculano Paixão de Melo, ficámos a saber um pouco mais sobre o contexto histórico e a importância da reforma administrativa levada a cabo pelo Rei D. Manuel I, que culminaria na revisão dos antigos forais e na outorga de novos forais, como foi o caso de Loriga. A animação musical esteve a cargo de 4 elementos do Grupo Rufos & Roncos, que nos transportaram para a época através de instrumentos e melodias desse tempo. A recolha e direção musical foram da responsabilidade do Prof. Pinto Gonçalves, que foi explicando, antes de cada número musical, como surgiu e que instrumentos eram utilizados.
Foi uma tarde enriquecedora, para todos quantos participaram. (in: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.735018829864770.1073741830.720816831284970&type=1)








Ler também :
Artigo muito interessante sobre as Comemorações:...

Panoramas





sexta-feira, fevereiro 14, 2014

15.02.1514-15.02.2014


quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Vista Panorâmica sobre Loriga



segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Neve em Loriga

Mais uma vez a neve cobriu Loriga.
Ficam alguns registos...




























mais fotos em aqui

sábado, fevereiro 08, 2014

CARTAZ das COMEMORAÇÕES FORAL de LORIGA - 1514

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1800292_730486570317996_22412960_n.jpg

Vem aí Mau Tempo

Domingo, dia 9-02-2014, será o verdadeiro dia de mau tempo.
Atinge todo o país pelo que é bom tomarem algumas precauções.
Muita chuva todo o dia. Grande nevão na Serra da Estrela.
Vento muito forte ao fim da tarde e à noite. Mais de 100km no litoral e nas montanhas.
Na madrugada de Segunda-feira a neve pode aparecer em zonas baixas, 600m ou menos. Será em pequenas quantidades mas depois pode gelar.

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Uma distância de 31 anos...

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

O FORAL MANUELINO DE LORIGA

Algumas considerações sobre

Ao serem concedidos, os FORAIS MANUELINOS, el Rei ordenou que fossem feitos em triplicado, conforme consta no prório texto completo de muitos deles: “ do qual mandamos fazer três, um deles para a Câmara da Vila e outro para o senhorio dos ditos direitos e outro para a nossa Torre do Tombo para em todo o tempo se poder tirar qualquer dúvida que sobre isto possa sobrevir”.
Sucedeu porém que dado o facto de muitos Forais terem textos iguais em grande extensão, as cópias que Fernão de Pina fez copiar para os livros do Arquivo estão como escreveu Damião de Góis: ´”resumiu alguns de tal forma que na Torre do Tombo, andam destes forais, por tal ordem e tão abreviados que seria necessário fazerem-se outros novos, em que se pusesse por extenso o que ele (para poupar tempo e trabalho?) ordenou de maneira que se não pode deles dar despacho às partes, senão com muito trabalho.”
São muitos os Forais copiados desta maneira. Quase todos começam por não conter o “intróito”, como aconteceu com o de Loriga, que começa assim: D.MANUEL,etc... e pára. Só recomeça depois de omitir uma grande porção de texto, continuando apenas quando começa a expor o que as pessoa deve pagar: Pagará toda a pessoa que lavrar.....
E muito mais flagrante é a omissão de várias folhas do Foral, quando um pouco mais á frente, após referir a pensão do Tabelião, diz muito simplesmente: “E a Pena de arma , e o gado de vento, e a portagem e apena de foral, é tal como na Lousã.
Reparem que no final do resumo que foi passado para o ARQUIVO, se diz:
E subscrito pelo dito Fernão de Pina em oito folhas. Mas o resumo que lá foi posto tem umas 40 linhas e ocupa metade de uma folha!?...
Os Forais de S. Romão, Alvoco e Sandomil que eu tive em minhas mãos e pertenciam às Câmaras das respectivas vilas são muito parecidos nas suas disposiçôes, no seus tamanhos, iluminuras e nº de folhas. Foram também emitidos no mesmo ano -1514.
Noutros casos como o do Foral de Travancinha, por exemplo, manda seguir o texto do Foral da Guarda e noutros o do Foral de Lamego,etc.
Como disse acima, os Forais do actual Concelho de Seia de que pude observar exemplares completos, ou quase completos; foram os de Seia, S. Romão, Sandomil e Alvoco da Serra. Podem consultar-se os seus originais ou julgo que fotocópias a cores no ARQUIVO MUNICIPAL DE SEIA. Os restantes poderão, “com muito trabalho”, refazê-los socorrendo se dos resumos da Torre do Tombo, já que poucas probabilidades terão de os encontrar integralmente escritos.
Os Forais de S. Romão, Alvoco da Serra e Sandomil todos apresentam na primeira página iluminuras iguais e o mesmo texto. A iluminura que está em melhor estado é a de Alvoco, que damos aqui a conhecer. O Foral de Seia, concedido em 1510, tem uma iluminura diferente e um texto diverso.
Conforme prometi há dias, seguindo o conselho de Damião de Góis, puz por extenso... com muito trabalho, o FORAL para LORIGA, para que se possa dele dar despacho às partes.
O que podem ler no anexo a seguir, contém portanto as frases que estavam escritas no pergaminho pertencente à Câmara da Vila de Loriga e no pergaminho pertencente ao senhorio.

ANTÓNIO HERCULANO

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Quando a neve cai no povoado