Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

sábado, outubro 31, 2009

Pôr do Sol II

Fica dois registos tirados hoje do por do sol em Loriga pelas 17:10m







Carlos Félix presente novamente amanhã em "Uma canção para ti"

Amanhã dia 1 de Novembro, vamos mais uma vez olhar o canal de televisão TVI, no programa "Uma canção para ti" onde vai estar Carlos Félix de 11 anos, neto de loriguenses (Hildebrando Lopes Prata e Idalina Mendes Figueiredo Prata) e filho da loriguense Maria do Rosário Mendes Prata Félix.
Carlos Félix transitou da 1.ª eliminatória do programa esperando-se e os loriguenses irão na certeza torcer para isso, que consiga ir em frente e possa continuar neste programa de captação de novos talentos para a música.
Para votar no Carlos Félix o número é 760 10 40 10, votos que o jovem agradecerá.



Vote no Carlos Félix:


Desloque o rato para a zona vermelha e Vote no Carlos Félix...

Dia das Bruxas - 31 de Outubro


O Dia das Bruxas, ou a Festa Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. É evento muito tradicional que ocorre em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Sua origem nasceu nas antigas celebrações dos povos celtas entre 600 antes de Cristo e 800 anos depois de Cristo. Originalmente o Halloween não tinha qualquer ligação com as bruxas, era apenas um festival do calendário celta irlandês, o festival de Samhain que era celebrado entre 30 de Outubro e 02 de Novembro e que marcava o fim do verão no hemisfério norte.

A Festa Halloween de hoje nada tem a ver com a celebração de séculos passados, com o passar dos anos e a mistura de outras culturas, foram adicionados a comemoração elementos como bruxas, abóboras, morcegos, etc.

Nos países onde a Festa Halloween é celebrada anualmente há a tradição das crianças sairem pelas ruas visitando cada morador e a dizer: trick or treat, “doce ou travessura”, ou seja a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura! Esta tradição nasceu na crença de que os duendes nesta noite vinham pregar ‘peças’ nas pessoas, e para que eles não fizessem grandes estragos as pessoas deixavam doces e guloseimas na porta de suas casas.

Actualmente a Festa Halloween é de facto uma grande brincadeira onde todos se divertem e onde a bruxa e o terror fazem parte dos festejos. Também é um tema muito utilizado em festas de aniversário de adolescentes. Os jovens gostam muito do tema e geralmente rende boas e divertidas festas!

Em Loriga não existe tradição relativamente a este dia, no entanto nestes últimos anos começa a verificar-se por parte dos mais jovens uma certa participação neste tipo de brincadeiras.




quinta-feira, outubro 29, 2009

Alterações Climatéricas X





quarta-feira, outubro 28, 2009

Viveiros...

Aqui eram semeadas árvores e arbustos com que foi reflorestada grande parte da serra. Criadas num clima em tudo semelhante ao que iriam suportar após a replantação, seria este o local ideal para tal tarefa, mas o cultivo em velgas e o difícil acesso das máquinas levou os responsáveis a optarem por outros locais.
Fica alguns registos deste bonito local:








Assembleia de Freguesia de Loriga

(clique na imagem para ampliar)

terça-feira, outubro 27, 2009

Alterações Climatéricas IX


Casa do Dr.º Bastos

Alguns registos da Casa do Dr.º Bastos , encravada nas faldas da Serra


(Casa do Dr.º Bastos)





segunda-feira, outubro 26, 2009

Pôr do Sol

O pôr-do-sol ou pôr do Sol é o momento em que o Sol oculta-se no horizonte na direcção oeste que pode ser considerado como um processo inverso do nascer do sol que é quando o sol aparece no horizonte na direcção leste. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Árctico e o Círculo Polar Antárctico. Ao período do dia em que ocorre o pôr-do-sol dá-se o nome de "ocaso". Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o Sol aparenta mover-se em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que o corre graças à nossa observação dando-se num ponto não inercial.
Fica dois registos tirados do por do sol em Loriga no dia 25 de Outubro pelas 17:05m




Neto de Loriguenses presente em "Uma canção para ti" - Fase II



Carlos Felix de 11 anos natural de Coimbra, neto dos loriguenses Hildebrando Lopes Prata e Idalina Mendes Figueiredo Prata, foi votado e passou novamente para a próxima ronda no programa "Uma canção para ti" ontem apresentado na TVI, continuando assim em frente e, no próximo domingo dia 1 de Novembro vai novamente estar presente nesse programa, que visa encontrar novos talentos para a música.

Um pouco mais sobre Carlos Felix:

Os seus pais são os seus ídolos.
Canta desde que tinha um 1 ano e meio e diz ter herdado esse gosto através da mãe, D.ª Maria do Rosário Mendes Prata Félix.
Frequenta o Segundo Grau do Conservatório de Música de Coimbra. Pertence à oficina de teatro do colégio e adora tocar guitarra clássica e dançar.
Já praticou natação e judo.
Nos tempos livres gosta de desenhar roupa e nas férias anda de bicicleta com a família.
Sonha vir a ser estilista e cantor.












Para votar no Carlos Félix:


Desloque o rato para a zona vermelha e Vote no Carlos Félix...

domingo, outubro 25, 2009

Padre Fernando nomeado novo director do Noticias da Covilhã


O Bispo da Guarda, D.Manuel da Rocha Felício, nomeou no passado domingo, 18, o padre Fernando Brito como novo director do Notícias da Covilhã D.Manuel, no decreto de nomeação, diz que o padre Fernando Brito reúne “todas as condições necessárias para o exercício desta função”, enumerando vários aspectos como o facto de participar na vida do jornal “desde há décadas, tendo desempenhado com reconhecida competência várias funções” e também ter sido quem “mais de perto partilhou com o anterior director, o saudoso Cónego José de Almeida Geraldes, as responsabilidades inerentes à tomada das inadiáveis decisões que um órgão de comunicação social como este sempre exige”. O Bispo da Guarda elogia ainda a “invejável folha de serviço” do padre Fernando como jornalista e como interveniente directo “nas grandes decisões que determinaram, sobretudo nos últimos tempos, a vida deste jornal”, diz ser um homem que conhece muito bem a vida da Igreja na Covilhã assim como a sociedade civil em geral, fruto de um trabalho “discreto, mas altamente eficaz, ao longo de cinco décadas”. D.Manuel afirma que a qualidade do trabalho do Padre Fernando Brito está reconhecida “institucionalmente”, com a atribuição e entrega da respectiva carteira profissional. O Padre Fernando Brito, 74 anos, é nomeado director do NC por um período de quatro anos, ou seja, até à celebração do centenário do jornal, em 2013. (Texto completo na edição papel)

in Notícias da Covilhã

Abóboras

Abóbora é a designação comum do fruto da aboboreira (Cucurbita spp.), planta hortícola da família das cucurbitáceas, tal como a melancia, o melão, o chuchu e o pepino. As espécies mais conhecidas são: Cucurbita moschata, Cucurbita maxima, Cucurbita pepo. Por serem espécies de polinização cruzada, há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como em outras características das plantas.
A abóbora é um fruto rico em vitamina A que também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, e possui poucas calorias e é de fácil digestão

A cultura da abóbora está muito difundida em Portugal.
Mostro algumas fotos de abóboras nas culturas de Loriga.















Alterações Climatéricas VIII






Circo Atlantico em Loriga II

Como foi noticiado ontem, Loriga viveu uma noite de espectáculo de Circo que decorreu junto à Escola EB 2,3 Dr.º Reis Leitão.
Ficam alguns registos desse espectáculo:






Deixo um vídeo onde é feito uma variedade com várias especies de repteis.



sábado, outubro 24, 2009

Circo Atlantico em Loriga

Hoje pelas 21h30 vai haver circo em Loriga, junto à Escola E,B 2-3 Dr.º Reis Leitão em Loriga.






Neto de Loriguenses presente novamente em "Uma canção para ti"

Amanhã dia 25 de Outubro, vamos mais uma vez olhar o canal de televisão TVI, no programa "Uma canção para ti" onde vai estar Carlos Félix de 11 anos, neto de loriguenses (Hildebrando Lopes Prata e Idalina Mendes Figueiredo Prata) e filho da loriguense Maria do Rosário Mendes Prata Félix.
Carlos Félix transitou da eliminatória do programa do passado Domingo, esperando-se e os loriguenses irão na certeza torcer para isso, que consiga ir em frente e possa continuar neste programa de captação de novos talentos para a música.
Para votar no Carlos Félix o número é 760 10 40 10, votos que o jovem agradecerá.

sexta-feira, outubro 23, 2009

Mudança de Hora

No próximo domingo, dia 25 de Outubro, os portugueses vão poder dormir mais uma hora, já que às 02:00 vão ter de atrasar os seus relógios 60 minutos. Com a entrada na hora de Inverno, os relógios vão ser atrasados de 60 minutos às 02:00 da madrugada de domingo, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para as 01:00. Na Região Autónoma dos Açores quando se registarem 01:00, os ponteiros vão atrasar-se para as 00:00.
A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo instante em todos os países membros".

Os portugueses vão despertar com maior claridade, sem ter de ligar as luzes, mas regressar a casa de noite, depois de um dia de trabalho ou de escola.

quinta-feira, outubro 22, 2009

Neve na Serra da Estrela

O frio que se começou a sentir-se ontem na Regiao, provocou a queda da primeira neve na Serra da Estrela, nomeadamente, no bloco central. No entanto as estradas ficaram transitáveis não havendo nada a registar.
A temperatura na Torre chegou atingir zero graus.
Fica alguns registos: