domingo, maio 06, 2012

Praia Fluvial de Loriga a caminho das 7 Maravilhas "Praias de Portugal"




Localizada num contexto ambiental de excelência, atribuído pelo Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga, em Loriga, Concelho de Seia, é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga.
Situada no curso da Ribeira das "Courelas", que nasce no planalto superior da montanha, a praia fluvial de Loriga distingue-se pelas suas águas puras e cristalinas, uma condição que lhe permite hastear, anualmente, a Bandeira Verde, pela reconhecida qualidade das suas águas.
As mesmas águas correntes e límpidas, que refrescam nos dias quentes de Verão, oferecem, também, boas condições para a pesca desportiva.
O relevo acidentado e o valor ambiental da paisagem envolvente determinam uma elevada aptidão para a prática de atividades de aventura, desportos de natureza ou pedestrianismo. As múltiplas opções de caminhadas são um convite a afastar-se dos itinerários principais e a percorrer um intrincado labirinto de veredas e canadas, que estabeleciam a ligação entre aldeias e permitiam a condução dos rebanhos ao monte.
A região dispõe de condições propícias para práticas turísticas diversificadas, alternativas e complementares. A grande variedade de paisagens e recursos naturais é, por si só, garantia de diversidade de vida vegetal e animal, com largo interesse do ponto de vista turístico e científico.
Rodeada por um pitoresco conjunto de aldeias de montanha, Loriga é um ponto de partida para a descoberta de um território único, que encerra uma considerável diversidade de paisagens, ambientes naturais, condições climáticas e tradições, que constituem um amplo leque de motivos para o visitar em qualquer época do ano.
É, nessa medida, um local privilegiado de encontro com a natureza e com uma população afável, acolhedora e de sabedoria ancestral.
Mas é, também, um ponto de partida para a descoberta de uma rica e variada gastronomia baseada em excelentes produtos naturais e de elaboração artesanal, tais como o queijo da Serra, a broa e o bolo negro de Loriga, o requeijão, o mel ou a aguardente de medronho, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário