sábado, agosto 03, 2013

Festa em Honra de São Sebastião 2013 - Agradecimento

No passado fim-de-semana, dias 27, 28 e 29 de Julho, realizou-se a tradicional Festa anual em honra de São Sebastião, padroeiro da fome, guerra e pestes, concentrando as atenções de muitos Loriguenses.
A Festa teve início no sabado à noite, a partir das 20h00, com a Santa Missa celebrada pelo nosso Pároco João Barroso na Capela de São Sebastião, onde muitos fiéis participaram e demonstraram a sua fé.
De seguida efetuou-se a Procissão da Capela até à Igreja Matriz. O andor de São Sebastião foi transportado por Marinheiros Loriguenses e ainda por Antigos Militares da Guerra do Ultramar, pois neste dia celebrou-se o 1.º Encontro dos Antigos Militares do Ultramar. O nosso muito Obrigado.
Durante a Procissão viveram-se momentos de fé e devoção.
Por volta das 22.30H a Banda FK brindou os Loriguenses no Jardim de Santo António com um grande espetáculo.
No domingo, 28 de Julho, dia principal dos festejos, uma alvorada de morteiros, às 08h00, despertou as gentes da Vila de Loriga para a arruada da Banda Filarmónica, que percorreu, durante a manhã as principais artérias da Vila..
Da parte da tarde, às 17h00, foi celebrada a Santa Missa Solene em honra do Martir São Sebastião pelo respetivo Pároco Pe João Barroso.
De seguida fez-se outro ato de fervor religioso em honra de São Sebastião com a tradicional Procissão, presidida pelo próprio Pároco. Voltou a registar larga participação dos próprios habitantes e de devotos de outras localidades, pelas ruas principais da Vila, abrilhantado pela Banda de Loriga, regressando ao ponto de partida.
No final, já no interior da Igreja o Pároco Pe João Barroso dirigiu algumas palavras aos presentes, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para a realização da festa e aos que nela participaram.
À noite foi a vez da Banda de Loriga atuar no Jardim de Santo António, seguida do Sorteio e do lançamento do fogo-de-artifício, espetáculo do agrado de todos, que ultimamente “andava desaparecido.” A noite terminou com a atuação do Dj Marques.
Por fim dia 29 de Julho por volta das 22.00H atuou o conjunto Musical Duo Vaz Paulo.
Certamente que não esqueceremos os momentos enriquecedores, de azáfama, que antecederam o dia da festa. De realçar a generosidade das nossas gentes, que mesmo em tempos difíceis não deixaram de honrar as nossas tradições.
Um agradecimento a todos os Loriguenses e amigos de Loriga, e a todas as pessoas que contribuíram para que esta festividade se realizasse.

O nosso Muito Bem Haja!

A Comissão da Festa em Honra de São Sebastião 2013



0 comentários:

Postar um comentário