quinta-feira, janeiro 29, 2009

ALERTA - Situação meteorológica adversa - Chuva Forte, Neve, Vento Forte e Agitação Marítima

De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia e pelo Instituto da Água, salienta-se:


Sexta-feira, 30 Janeiro:

- Períodos de chuva por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, temporariamente fortes, a partir do fim da manhã, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, nas regiões Norte, Centro e Vale do Tejo.
- Queda de neve no fim da tarde, mais intensa no Norte e Centro acima dos 1200 metros, baixando gradualmente a cota para os 600 m.
- Descida acentuada da temperatura a partir da tarde.
- Nas terras altas, vento muito forte (até 60 km/h) do quadrante Sul com rajadas da ordem dos 90 km/h. No litoral, vento forte (até 45 km/h).
- Agitação marítima na Costa Ocidental, com ondas de Sudoeste de 4 a 5 metros, passando a ondas de Oeste com 3,5 m, e na Costa Sul, ondas com 2 a 3 m.


Sábado, 31 Janeiro:

- Períodos de chuva forte ou aguaceiros fortes, aumentando de frequência e intensidade para o final do dia. Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
- Queda de neve que pode ser intensa, acima dos 600 metros durante a noite.
- Descida da temperatura.
-A partir da tarde, no litoral e nas terras altas, vento forte (até 55 km/h) do quadrante Oeste.


Domingo, 1 Fevereiro:

- Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de granizo, com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas. Redução da intensidade ao longo do dia.
- Queda de neve acima dos 600 metros, mais intensa durante a madrugada e manhã.
- Nas terras altas, vento muito forte (até 60 km/h) de Sul com rajadas da ordem dos 90 km/h. No litoral, vento forte (até 55 km/h).

0 comentários:

Postar um comentário