1923 - 2009

Memorando
E, como poeta, a Evangelização veio ao de cima, através dos poemas que iam sendo publicados no seu jornal paroquial “Ecos Paroquiais”.
Por isso foram muito festejados os seus cinquenta e os seus sessenta anos de Sacerdócio.
Este personagem, como Padre e como Homem de fé, esteve sempre aberto aos outros, principalmente na ajuda aos mais necessitados. A sua acção socio-caritativa, desde o início da sua vida paroquial, traduziu-se em dois sectores:
Para os que começam a jornada da vida, incentivando a acção das Creches, Jardim-de-infância e A.T.L.s, e para os que já se encontram no ocaso da sua existência, criando Centros de Dia e Lares para Terceira Idade.
Chegou a Loriga em Outubro de 1979. Desde logo mostrou grandes preocupações de ordem social, extrema sensibilidade e um especial carinho pelos mais velhinhos e necessitados de ajuda.
A Formação de leigos conscientes das suas responsabilidades apostólicas, foi uma constante da sua vida Pastoral. Saliente-se, que paroquiou simultaneamente Loriga, Cabeça e durante nove anos, Alvoco da Serra.
Os Loriguenses, reconhecem que este Padre de eleição, este Homem de condição humana, marcou verdadeiramente a Vila de Loriga, com estruturas sociais e pastorais de excepção; à frente dos destinos da Paróquia de Santa Maria Maior de Loriga durante 22 anos, “que nem o homem nem o tempo conseguirão arrebatar”, sendo de destacar o seguinte:
• Construção de raiz de um Pavilhão para Creche, Jardim Infantil e A.T.L.
• Construção da Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia (Lar de Idosos) “ex. líbris da Vila de Loriga”, considerada como Obra da Coragem. O seu mentor considerá-la-á sempre “ como a pupila dos seus olhos”, pois são vivências que marcam e nunca esquecem, “finis coronat opus”
• Restauro e requalificação total da Casa de Nossa Senhora da Conceição, destinada à prática da Catequese, reuniões e actividades de outros organismos apostólicos.
• Requalificação de um espaço físico para funcionamento do Centro de Dia para Idosos.
• Grande restauro e requalificação da Igreja Paroquial no seu interior e exterior. Do seu interior consta um novo tecto, uma nova pavimentação com colocação de granito na coxia central, colocação de lambrim de azulejos nas paredes do templo sagrado, dotando-o ainda com novas bancadas. No exterior, colocação de vitrais e devolução à origem do seu esplendor granítico.
• Obras na Casa Paroquial, dotando-a de melhores condições de habitabilidade, não descurando o restauro do Salão Paroquial, para desenvolvimento de actividades pastorais e lúdicas.
• Melhorou a Sede social do Centro de Assistência Paroquial de Loriga.
• Ajudou a criar a Casa Mortuária, valência que Loriga apreciou e continua a evidenciar.
• Lançou meios estruturais para o exercício dos Movimentos Apostólicos.
• Estimulou Loriguenses responsáveis que operaram na transformação da Capela e recinto de Nossa Senhora da Guia, Capela e Largo de S. Sebastião e Capela de Nossa senhora do Carmo.
Quem não se lembra dos desafios que fazia nas suas Homilias; as quais exortava: Caros Paroquianos, se fordes capazes de arranjar um terreno para construir um lar para Idosos, eu assumo o compromisso da construção da obra sem qualquer receio. “É inquestionável, de que só homens empreendedores, determinados e de visão social universal, são capazes de lançar estes desafios”.
De vital e incontornável importância, é a Casa de Repouso de Nossa Senhora da Guia em matéria socio-económica. Depois da derrocada social e económica com o fecho das fábricas têxteis em Loriga, emergiu esta Instituição com cerca de trinta postos de trabalho. Contribui eficaz e positivamente no desenvolvimento social e económico da Vila de Loriga. “O seu mentor” transmitiu sempre bom senso, maturidade, equilíbrio com tolerância e acima de tudo amor, princípios base de um caminho a percorrer, por Instituições de Solidariedade Social que tem nos seus objectivos o “Bem-Comum das Comunidades”.
O Livro de suas memórias “Subindo sempre”, retratam bem a simplicidade e humildade memorial do seu autor.
Fica ainda muito por dizer sobre o seu percurso.
Faleceu hoje dia 24 de Maio com 86 anos no Hospital Sousa Martins na Guarda pela manhã.
(fonte: MOF)
0 comentários:
Postar um comentário