quinta-feira, setembro 03, 2009

As Irmãs da Congregação de S.João Baptista deixam Loriga

Foi com alguma surpresa ao saber-se de que o Centro de Assistência Paroquial de Loriga, vai perder o serviço das duas Irmãs da Congregação de S. João Baptista, que ainda se vinham mantendo em Loriga e que eram de muita importância no apoio a idosos e crianças.
Foi em 2 de Julho de 1962, que as Irmãs da Congregação de S. João Baptista da delegação em Gouveia, vieram para Loriga, ocupando-se de todos os serviços do Centro, instalado na casa do Padre António Mendes Lages que, em vida, doou todos os seus bens para o Centro Paroquial.
Foi um trabalho de enorme grandeza no aspecto religioso e humanitário levado a efeito ao longo de quase cinco décadas de anos pelas Irmãs da Congregação de S. João Baptista, destacando-se as actividades desenvolvidas em prol da população, como a Creche, Jardim de Infância, apoio aos jovens e orientação nas actividades dos tempos livres, cantina e assistência domiciliária aos pobres e doentes, entre outras, que deixaram marcas nas gerações de loriguenses que foram acompanhando ao longo de todos estes anos e, por certo essas gerações as recordarão a longo nas suas vidas.
Os tempos são outros e a continuidade da vida nestes tempos que são outros, não se compadece dos tempos sociais que se vivem, as Irmãs da Congregação de S. João Baptista na vila de Loriga, nos últimos anos reduzidas apenas a duas irmãzinhas, Madalena e MariaTrindade, com a partida delas de regresso a Gouveia, Loriga fica mais pobre ao perder mais uma causa e um bem, ficando os Loriguenses com uma dívida de gratidão, para com todas as irmãzinhas que passaram por Loriga e com toda a certeza vão ficar também para sempre nos corações do povo desta harmoniosa vila, que de braços abertos as receberam com amor. (in Loriga.de)

0 comentários:

Postar um comentário