segunda-feira, agosto 03, 2009

Centro Loriguense de Belém no Brasil - Festa de Nª Sª da Guia

Dando continuidade a uma tradição de 72 anos, que data da fundação do Centro Loriguense, em 04 de Julho de 1937, no passado domingo, dia 02 de Agosto, pelas 10H30, foi celebrada uma Missa em honra a Nª Sª da Guia, padroeira dos emigrantes loriguenses, na Capela do Pão de Sto. Antônio.
A missa foi celebrada pelo Padre Cláudio, italiano de nascimento, radicado do Brasil desde a década de 70, que a todos comoveu com sua belíssima homilia, particularmente quando se referia a algo ligado Loriga, que, a essa hora, se encontrava, em peso, reunida no Largo da Sª da Guia, seguindo uma tradição de 125 anos.
Após a missa, dirigimo-nos para o Salão de Eventos daquela Instituição, onde transcorreu o Almoço de Confraternização, que reuniu cerca de 150 pessoas, entre loriguenses, descendentes e amigos de loriguenses. Antes de iniciado o Almoço, ocorreu uma exibição de Danças Portuguesas, promovida pelas alunas da Professoras de Educação Física, Auxiliadora Moita, que faz doutorado, em sua área de actuação, na Universidade do Trás-os-Montes e Alto Douro. Após as danças, deu-se início ao sorteio de brindes entre os sócios. Vários presentes usaram do microfone para brindar com suas afinadas vozes, no que foram acompanhados por um Grupo Musical, especialmente contratado.
No decorrer da Festa, a directoria do Centro Loriguense fde Belém, comandada pelo Dr. Jorge Augusto Lucas Fleury da Fonseca, houve por bem homenagear os sócios António Moura Carreira, Joaquim Martins Pina e José Maria de Araújo Macedo - todos eles, ex-presidentes do Centro Loriguense - pelos inestimáveis e relevantes serviços prestados ao Centro, ao longo das diversas directorias de que tomaram parte.
O almoço foi precedido pela distribuição de salgadinhos. Os presentes puderam saborear saladas diversas, arroz de marisco, filé ao molho Madeira, bacalhau à espanhola, e cabrito à Beira Litoral.
Entre as bebidas destacava-se o bom vinho português, além de cerveja, refrigerantes, sucos e água mineral. No tocante às sobremesas, "Taça da Felicidade", mousse de maracujá, pudim de leite e torta de morango completavam o almoço, cuja motivação maior, foi, indubitavelmente, a boa conversas entre os conterrâneos.
Foi, inegavelmente, um dia alegre e agradável, esse 2 de Agosto, dia em que recordamos com saudade as nossas raízes loriguenses, e, por que não dizê-lo, pedimos por todos aqueles que não mais estão entre nós, mas que permanecem vivos em nossos corações.
Que Deus conceda, a todos nós, a saúde e a disposição necessárias para podermos dar continuidade, no ano que vem, a essa quase que secular tradição.
Que a Senhora da Guia nos proteja!

in loriga.de






0 comentários:

Postar um comentário