domingo, junho 14, 2009

Queda do Helicóptero

O helicóptero que hoje caiu na Serra da Estrela está a cerca de 30 metros de distância da estrada, no meio de giestas, e seguro por um cabo instalado pelos bombeiros

O aparelho da Helisul caiu hoje à tarde numa encosta da Serra da Estrela a 1.600 metros de altitude no alto de São Bento, junto à Estrada Nacional 338 que liga Portela de Arão à Lagoa Comprida, concelho de Seia.

A GNR montou um perímetro de segurança em redor do helicóptero que caiu direito.

Quando os bombeiros chegaram ao local, cerca das 18h, além do socorro dos feridos, estabilizaram a aeronave «para que não se incendiasse», contou à Agência Lusa o comandante dos bombeiros de Loriga, António Alves.

Após a retirada dos três feridos, «mecânicos da empresa responsável pelo aparelho desligaram toda a parte eléctrica», referiu o segundo comandante operacional distrital da Guarda, Seara Pires.

O mesmo responsável disse que é esperada a qualquer momento a chegada de técnicos do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) que vão abrir um inquérito para apurar as causas da queda do helicóptero.

Os bombeiros de Loriga abandonaram entretanto local (pelas 21h40) onde tinham duas viaturas de prevenção, adiantou o comandante de Loriga.

«Estávamos no local por prevenção mas os mecânicos da Helisul garantiram que desligaram tudo e se não houver mais problemas não regressamos ao local», esclareceu António Alves.

Junto da aeronave ficaram elementos da empresa e militares da GNR.

«Esta zona é complicada porque tem ventos ascendentes e descendentes e muita turbulência», disse António Alves, adiantando que é o primeiro acidente do género registado neste local, à excepção de um avião inglês que caiu numa zona próxima durante a segunda guerra mundial, provocando seis mortos que estão sepultados no cemitério de Loriga.

Ao local do acidente ocorreram algumas dezenas de pessoas da zona, que após terem tido conhecimento do acidente subiram à serra para se inteirarem do que aconteceu por curiosidade.

Um helicóptero da Helisul, que estava a fazer filmagens aéreas ao serviço de uma produtora e transportava três pessoas, caiu hoje às 17h50, na Serra da Estrela, provocando dois feridos graves e um ligeiro.

Os feridos graves, realizador e operador de câmara, foram transportados de helicóptero para os hospitais de Coimbra e Viseu.

O ferido ligeiro foi transportado para o hospital da Covilhã, tal como um bombeiro de Loriga que torceu um pé nos trabalhos de socorro.

Lusa / SOL


0 comentários:

Postar um comentário