terça-feira, dezembro 22, 2009

Informação especial - Previsão do Tempo para o Natal

Comunicado válido entre 2009-12-22 18:22:00 e 2009-12-26 23:59:00

Assunto: PREVISÃO ESPECIAL PARA O NATAL

O estado do tempo em Portugal Continental será afectado pela passagem sucessiva de sistemas frontais que originarão precipitação em todo o território até dia 26. Assim, prevê-se para todo o território a ocorrência de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes e mais persistentes nas madrugadas dos dias 23 e 24.

Na noite de consoada, o céu tenderá a diminuir de nebulosidade podendo ainda ocorrer alguma precipitação no litoral Norte e Centro. O dia de Natal será um dia de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo na região Norte até ao início da tarde. Prevê-se a ocorrência de precipitação na região Sul a partir da tarde, que poderá ser por vezes forte no Algarve, estendendo-se gradualmente à região Centro.

Durante todo o período - até dia 26 - a precipitação que ocorrer acima dos 600/800 metros será na forma de neve, subindo temporariamente a cota durante o dia. As temperaturas não deverão sofrer alteração significativa até ao dia 24, no entanto prevê-se um arrefecimento na noite de consoada e um dia de Natal frio.

Até dia 24, o vento soprará do quadrante oeste fraco a moderado, sendo por vezes forte, até 50 km/h no litoral. Nas terras altas, o vento será temporariamente muito forte até 70 km/h no dia de consoada. No dia de Natal, o vento será em geral fraco predominando de leste.

Para a Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte no dia 23, passando a regime de aguaceiros no dia 24. O vento soprará moderado a forte predominando de sudoeste, sendo forte a muito forte nas terras altas (até 75 km/h) com rajadas até 100/130 km/h, em especial no dia 23. O dia 26 será marcado por um desagravamento significativo das condições de instabilidade com diminuição da intensidade do vento, que se tornará fraco a moderado de sueste, e com aguaceiros pouco frequentes.

Para os Açores prevê-se, até dia 24, céu geralmente muito nublado com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva e aguaceiros, pontualmente fortes. O vento soprará forte do quadrante Leste, com rajadas que poderão atingir os 80 km/h. Para o dia de Natal prevê-se uma melhoria no estado do tempo, com o céu a apresentar abertas. A partir de dia 26, com a aproximação de um novo sistema frontal, prevê-se céu muito geralmente muito nublado e vento forte. (fonte IM)

0 comentários:

Postar um comentário