domingo, junho 06, 2010

Vida Animal em Loriga IV - Sardão

O Sardão (Lacerta lepida) é um lagarto da familia Lacertidae. É conhecido por conseguir viver 25 anos em cativeiro, quando confrontado abre a boca e sibila, conseguindo mesmo saltar para o inimigo. Os machos são territoriais na Primavera. A hibernação ocorre entre Outubro e Abril. O Homem tem sido o maior inimigo e o motivo principal pelo declínio desta espécie. Sofrem uma enorme taxa de mortalidade por atropelamento, já que estes lagartos utilizam muitas vezes as estradas por terem uma boa exposição solar e se aquecerem. Em Portugal não está ameaçado.





(Sardão)


Dimensões

O Sardão é um dos maiores membros da sua família, tem entre 30 a 60 cm, podendo mesmo chegar aos 90 cm, sendo que dois terços do seu tamanho corresponde á sua cauda. As crias recém-nascidas têm entre 4 a 5 cm, excluindo a cauda.

Habitat

O Sardão pode ser encontrado em habitats não cultivados e cultivados, desde o nível de água do mar até aos 2100m de altitude no sul Espanha. Prefere áreas secas com arbustos, velhos olivais e vinhais de uva, muitas vezes também é encontrado em sítios rochosos e zonas de muita areia. Normalmente caminha pelo solo, mas é um excelente trepador de rochas e árvores. Normalmente escondido em arbustos (ás vezes espinhosos), rochas, muros secos, tocas de coelho ou mesmo buracos que ele próprio escava.

0 comentários:

Postar um comentário