sábado, junho 05, 2010

Sons da Primavera



(Grilo Comum)

Quem, quando menino, calcorreou estes campos, não andou aos grilos por montes e vales seguindo o som tão característico destes animais.

Com uma erva mais comprida em todos os buracos de espessura pouco maior que um lápis, era só rolar fazendo cócegas que eles saíam logo.
Depois era só colocá-lo numa gaiola e dar-lhe alface e serralha.
O som é produzido esfregando o primeiro par de asas quitinosas (que contêm uma substância gordurosa chama quitina). A asa direita possui uma fita fina dentada que friccionada contra a aresta da asa esquerda produz som.
Traz muita paz este som - gri gri…
O grilo é um insecto da classe dos ortópteros e as espécies com que estamos mais familiarizados na nossa Vila são:

- Grilo comum, de zonas mais férteis, emite sons estridentes, o gri gri;

- Grila, não emite sons, tem três rabos (o do meio é o ovipositor) e é fêmea.


(Grila)



- Grilo "Padre" - não emite sons, semelhante ao grilo com apenas 2 rabos e com asas brancas.
Aqui por Loriga, chamávamos Grilo "Padre", em tom de brincadeira, pois como era diferente da fêmea e do macho era aquele que casava os dois.



(Grilo Padre)





Grilo Comum


*Características

Somente os grilos machos produzem sons e o fazem para atrair as fêmeas para a reprodução. Para tanto, os machos possuem uma série de pelos nas bordas de suas asas, alinhados como pentes, e produzem os sons roçando uma asa contra a outra.

Assim cada espécie produz um canto peculiar que varia com a época do ano, e que é mais intenso para atrair a fêmea e mais suave quando ela já está presente e se inicia a fase do cortejo.

A fêmea possui um longo órgão ovopositor característico. Estes insectos são omnívoros terrestres e nocturnos. Cavam no solo orifícios com até meio metro de profundidade que terminam numa habitação circular. A entrada da toca é mantida sempre limpa porque aí se constitui a zona de canto do macho.

0 comentários:

Postar um comentário