A Confraria da Broa e Bolo Negro de Loriga apresentou, hoje dia 14 de Agosto, a “Rota da Broa de Loriga”.
A Broa de Loriga é um pão de milho com largas tradições, muito apreciado e consumido. A divulgação da “Rota da Broa de Loriga”, permite desvendar um universo rico de experiências e tradições associadas a este alimento. Sugere aos visitantes de Loriga um conjunto de percursos pedestres, para, num especial contacto com a natureza, melhor conhecerem a sua história e dinâmicas, desde o cultivo do milho – seu principal ingrediente –, à confecção. São identificados locais e práticas de referência, que fazem parte de um valioso e distintivo património de Loriga, a usufruir e a preservar.
A Confraria pretende promover com esta iniciativa um conhecimento mais esclarecido do meio ambiente e património local e, sobretudo, contribuir para o seu adequado usufruto e preservação no futuro.
O lançamento formal da “Rota da Broa de Loriga” teve inicio hoje dia 14 Agosto, pelas 11 horas, na Escola Dr. Reis Leitão. Constou ainda do programa da sessão uma degustação de broa de Loriga, bem como uma exposição de cartazes feitos pelos alunos da Escola Dr. Reis Leitão sobre o “Ciclo da Broa”. Os cartazes foram produzidos no âmbito de um concurso sugerido à Escola pela Confraria, em que foi atribuído um prémio ao cartaz vencedor.
Recorde-se que o Cartaz Vencedor foi elaborado por Sara Oliveira e Rafaela Almeida.
Antes desta sessão realizou-se por volta das 8h:00 o percurso "Rota da Eira", um dos percursos pedestres que integram a Rota da Broa de Loriga.
Cartaz Vencedor
Cerimónia de atribuição dos Prémios
Sara Oliveira e Rafaela Almeida recebendo o prémio pelo cartaz elaborado
0 comentários:
Postar um comentário