sexta-feira, agosto 06, 2010

Volta a Portugal: Jorge Garcia vai aonde quer de bicicleta deitada


Amante do ciclismo, Jorge Garcia sofreu um acidente que o incapacitou para andar de bicicleta, mas um dia descobriu a "velo couché", nunca mais parou de pedalar e hoje levou o seu peculiar modelo à caravana da Volta a Portugal.

A camisola não engana, é um apaixonado pelo Benfica, mas a bicicleta deitada ou, como ele próprio diz, horizontal, é que chama a atenção. Com ela, este emigrante na Suíça já foi "campeão da Europa em 2005 e vice-campeão do Mundo no ano passado".

"Um acidente [de trabalho] em 2000 privou-me do braço esquerdo. De 2000 a 2004 estive na tormenta

e a partir daí consegui voltar ao desporto. É uma questão de hábito. É fácil desde que se treine. Fui para a Holanda para fabricar este modelo e os engenheiros ficaram admirados, porque bati o recorde da pista holandesa", conta à Lusa.

Natural de Loriga (Seia), vila na Serra da Estrela, onde nasceu há 50 anos, Jorge Garcia mostra com orgulho o modelo de apenas 8,5 kg construído em carbono, tal como as bicicletas dos corredores profissionais com que se cruza antes da partida da primeira etapa da Volta, em Gouveia.

"Há mais de 40 empresas na Holanda a fabricar este modelo e convidaram-me para participar no campeonato da Europa de 2005. E eu comecei a dizer: 'o que vou fazer ao campeonato da Europa só com um braço?'. Lá não havia ninguém deficiente, só eu", relembra.

A verdade é que começou a preparar-se e fez 9000 quilómetros entre janeiro e junho. Resultado: "Fui ao campeonato da Europa e, entre 400, ganhei".

"Ficaram muito surpreendidos por ver como só com um braço consegui suprimir esta dificuldade", acrescenta Jorge Garcia, sem esquecer a padroeira dos emigrantes de Loriga: "Nossa Senhora da Guia tem-me dado todas as forças para fazer o que faço".

Sem segredos para si, também consegue andar na Serra da Estrela. "Subo à Torre e no ano passado até me filmaram a descer a 96 km/hora", conta Jorge Garcia, que mostra o braço direito ligado, como resultado de uma queda recente.

No seu palmarés consta ainda o recorde da volta ao Lago Léman na Suíça. "4 horas e 5 minutos, à média de 45,6 km/hora". Também já fez "duas voltas ao Lago Leman sem parar, 360 quilómetros em 8 horas e 18 minutos".

"Quatro horas diárias é o meu 'hobby'", remata João Garcia.

PA/RYA.

Pedro Albuquerque (texto)

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa

0 comentários:

Postar um comentário