domingo, outubro 17, 2010

Louvar a Deus pela passagem das Irmãs de S. João Baptista por Loriga

A Paróquia de Loriga vai realizar no dia 28 de Novembro de 2010, uma Missa de Acção de Graças pelas Bodas de Ouro de Vida Consagrada das Irmãs Mª Cecília, Mª Elisabete, Mª Filomena, Mª Gracinda, seguindo-se um Almoço Convívio.
Saliente-se que estas (e outras) Irmãs foram de uma dedicação extrema no desempenho das suas tarefas nas Valências: Creche, Jardim Infantil, A.T.L, Centro de Dia e Casa de Repouso, do Centro de Assistência Paroquial de Loriga e deram muito do seu labor ao serviço de Deus e da Paróquia. Um serviço exemplar de apostolado e piedade ardente junto de todos os paroquianos de Loriga. O Pároco de então, Padre António Abrantes Roque Prata, viu premiado o seu empenho e luta constante junto dos superiores do Instituto das Irmãs de S. João Baptista, ao conseguir e em boa hora a abertura da Casa das Irmãs em Loriga (Comunidade Religiosa). O Centro de Assistência Paroquial de Loriga acolheu-as em 2 de Julho de 1962. Foram 47 anos de vida imolada de oração e dedicação.


Recorde-se que no passado dia 28 de Agosto, as Irmãs acima referidas, bem como a Irmã, Mª da Graça, e Mª da Luz louvaram o Senhor pelos seus 50 Anos de Vida Consagrada e a Irmã Mª da Conceição, pelos 25, na Casa Rainha do Mundo em Gouveia.






Chegada das Irmãs de S.º João Baptista a Loriga - Decorria o ano de 1962

Em 2 de Julho de 1962 (festa da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel) as Irmãs da União de S. João Baptista e de Maria Rainha, vieram tomar conta dos serviços do Centro Paroquial, tendo ficado instaladas na casa de residência do Senhor Padre Lages, que a havia doado, em vida, com todos os seus bens, para o Centro Paroquial.

"Eram 19 horas, quando a Redª Madre Geral Irmã Maria Stephana acompanhada das Irmãs que constituiram a comunidade de Loriga, e das Irmãs professas daqui naturais e que ingressaram na já referida Congregação, à Portela do Arão, onde eram aguardadas pelo Rev.do Clero da Paróquia e das freguesias limítrofes, - Alvoco, Valesim, São Romão e Torroselo, Junta de Freguesia, Industriais, Vicentinas, muitas Senhoras e dezenas de pessoas de representação da nossa vila.

Presentes também o Rev.ºs Srs. P.e João Reinker, Reitor do Seminário de Gouveia e P.e Carlos Kraut, professor no mesmo seminário.

Após os primeiros cumprimentos, extenso cortejo de automóveis se dirigiu a Loriga. Nas ruas, imenso povo, curioso e manifestando a sua alegria ao receber as Irmãs.

No adro, a multidão comprimia-se no vasto recinto. Rossoam vivas e palmas. Respeitoso, agradecido, e contente, o bom povo de Loriga cobre de flores as Irmãs, que só a muito custo conseguem abrir passagem para entrar na igreja Paroquial.

O Rev.º Pároco Pe António Abrantes Roque Prata, em palavras quentes e sentidas saúda as irmãs, que, como o seu Santo Patronato, também «vêm em nome do Senhor, preparar os seus caminhos», tendo a exemplo de Maria subido apressadas a montanha, não só para nos virem visitar, mas para ficarem connosco, numa vida imolada na oração, numa dedicação constante pelas criancinhas que ajudarão a preparar para a vida, numa abnegação sacrificada pelos pobrezinhos, a que prestarão assistência carinhosa, num apostolado ardente junto de todas as almas..

Toda a assembleia dos fiéis cantou a «Magnificat», terminando a cerimonia com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Ouviu-se então, vibrante e sentido como nunca, o «Salmo da União Fraterna»:

«... Quanta Paz e quanto Bem

Quanta alegria nos vem

De vivermos como irmãos...»

1 comentários:

  1. A minha mae que tambem dedicou uma parte da sua vida ao serviço de Deus , ficou muito feliz pois conhece muito bem as irmas ,um abraço Tiago

    ResponderExcluir