sexta-feira, dezembro 03, 2010

A Quadra do Advento

O que é o Advento?

Chamamos «Advento» ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante o qual a Igreja nos convida a preparar a festa, chamando-nos à oração e gestos de amor a Deus e ao próximo.

No tempo de Advento, a Igreja revive as «vindas» de Jesus ao seu povo:

- a vinda histórica, em carne mortal, como Menino, no Natal;

- A vinda triunfal, como Senhor, quando o seu Reino se manifestar plenamente;

- A vinda íntima, permanente, ao cristão que prepara o seu coração.

Durante o Advento Jesus vem despertar as nossas capacidades de amor, de oração, de confiança em Deus, de bondade, de solidariedade e de oração que estavam adormecidas no fundo de cada um de nós! Ele vem despertar em nós o amor a Deus e o amor ao próximo. Vem despertar em nós a alegria de sermos amados por Deus.

Hoje em dia em qualquer casa, é uma norma comum, a existência de uma coroa de velas ou outro qualquer adereço, simbolizando esta quadra do Advento, também em Loriga hoje em dia, não foge a regra, o mesmo não poderemos dizer dos tempos passados em que não era muito usual, mesmo tirando a sua referência na liturgia da Igreja, o Advento era pouco lembrado. De referir que em todos os Domingos é acendida uma vela simboliozando e representando a Luz do Mundo a Paz a Fraternidade e o Amor num lar.




FIGURAS DO ADVENTO


A COROA DO ADVENTO

Forma circular. O circulo não tem principio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem principio e nem fim é também o nosso amor ao próximo que nunca deve terminar. Dá idéia de elo, aliança.

AS RAMAS VERDES

Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a vida eterna.

AS QUATRO VELAS

As quatro velas da Coroa simbolizam, cada uma delas as 4 semanas do Advento. No inicio, vemos a coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência da escuridão e do pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos aos passos das semanas de Advento acendendo uma a uma as quatro velas representando assim, a chegada, em meio de nós, do senhor Jesus, luz do mundo, que dissipará toda a escuridão, trazendo em nossos corações a reconciliação tão esperada.

A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva.



A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas a quem foi anunciada a terra prometida.



A terceira lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa das alianças eternas.



A quarta representa os profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

0 comentários:

Postar um comentário