domingo, fevereiro 13, 2011

57º. Aniversário da Cooperativa Popular de Loriga


A Cooperativa Popular de Loriga celebra hoje 57 anos de existência ao serviço da comunidade.

Fundada em 13 de Fevereiro de 1954, tendo-se deslocado expressamente a Loriga, Virgílio Calixto Pires, Notário na Secretaria Notarial do Concelho de Seia com sua sede nos Paços do Concelho, onde na residência do senhor Carlos Alves de Moura, procedeu ao acto da constituição da Escritura da Cooperativa Popular de Loriga e sob a forma de sociedade anónima designadamente Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada.
Outorgaram esta escritura: Primeiro:- Padre António Roque Abrantes Prata. Segundo:- Álvaro dos Santos Aparício. Terceiro:- Carlos Alves de Moura. Quarto:- José de Brito Amaral. Quinto:- Eduardo Gomes Melo. Sexto:- Alfredo Pereira dos Santos. Sétimo:- José Gomes Melo. Oitavo:- José Pina Luís dos Santos. Nono:- José de Moura Mourita. Décimo:- José Alves de Moura. Décimo primeiro:- Augusto Pinto Aparício. Décimo segundo:- Mário de Brito Florêncio.
Para o respectivo acto, o certificado das identidades de todas estas pessoas, foram e abonadas pelo senhor professor António Domingos Marques e Carlos Fernandes Urtigueira, na qualidade de testemunhas.
Consta ainda nos registos da Cooperativa, uma lista com cerca de três dezenas de loriguenses, também considerados fundadores desta associação.
A fundação deste organismo em Loriga teve, como objectivo prioritário, pela prática de preços mais baixos, tornar mais acessível aos trabalhadores, principalmente aos operários, os bens de consumo essenciais, tendo na pessoa do Senhor Padre António Roque Barreiros Prata, um dos seus impulsionadores.

1 comentários: