sábado, junho 02, 2012

Adultos e alunos intoxicados na festa do Dia da Criança


Cerca de 35 crianças e cinco adultos sofreram ontem uma intoxicação, devido à alimentação servida na festa do Dia da Criança em Seia.
Os menores e os adultos sentiram náuseas e vómitos e foram observados no Hospital de Seia, de onde estão a ter alta algumas horas depois. De acordo com o médico Jorge Nunes, pelo tipo de avaliação, «foi uma intoxicação alimentar», desconhecendo «qual é a causa directa».
A refeição servida às crianças e adultos, e que foi confeccionada no refeitório do Centro Escolar de Seia, tratou-se de uma sopa, sandes de carne, fruta e sumo.
O médico de serviço na urgência do Hospital adiantou ao PE que a delegada de saúde «está a fazer um inquérito epidemiológico» e que «vai ser feita a análise aos alimentos», servidos a 1300 crianças e 200 adultos que se concentraram durante todo o dia de sexta-feira no Estádio Municipal. Adiantou ainda que às crianças com diarreia vão ser feitos «alguns estudos analíticos para determinar, cientificamente, qual é a causa desta circunstância».
«Em termos globais, foi o alarme inicial de muitas crianças que entraram [na Urgência] ao mesmo tempo, criando alguma ansiedade e alguma dificuldade de resposta, não havendo nenhuma estrutura que tenha capacidade para atender 35 crianças, acompanhadas dos pais, e esta confusão toda é que criou um grande alarido e dificuldade de trabalho», salientou o médico.
Jorge Nunes referiu, por fim, que vai «dar alta às crianças» porque «estão a reagir bem, não havendo a previsão de ninguém ficar internado», considerando este episódio «um acidente de percurso» no Dia da Criança.
Refira-se que a Câmara Câmara Municipal de Seia proporcionou na sexta-feira, a todas as crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, um dia diferente e cheio de diversão. Ao longo de todo o dia, o Estádio Municipal e o espaço circundante foi palco de ateliers de pintura, música e ciência, insufláveis, demonstrações de airsoft, pinturas de rosto, carrinhos de rolamentos, circuitos BTT e teatro musicado.
Demonstrações equestres pelo cavaleiro tauromáquico Gonçalo Fernandes, circuito rodoviário dinamizado pela Escola Segura da GNR, bem como passeios a cavalo protagonizados por aquela força de segurança, foram outros atractivos para as crianças no dia internacional que lhes é dedicado. Direccionado aos professores, a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia promoveu um show cooking.

PS - Salienta-se que alguns alunos de Loriga apresentaram os mesmos sintomas.

0 comentários:

Postar um comentário