quinta-feira, janeiro 17, 2013

Temporal de Inverno (18/19 Janeiro 2013)


Apesar de ainda haver algumas divergências pontuais entre os vários modelos meteorológicos, é já uma certeza que a partir de amanhã, sexta-feira, ocorrerá um agravamento das condições meteorológicas, situação que se prolongaria até ao fim do dia de sábado. Esta situação provocada por uma forte ciclogénese, eventualmente classificável como explosiva, que se iniciará a oeste do território continental português e que originará uma depressão fortemente cavada que atravessará a Península Ibérica durante o dia de sábado.
Ainda não há total convergência na definição da trajectória e cavamento desta depressão, mas já se pode afirmar com bastante certeza que haverá vento muito forte, em especial no litoral e terras altas ou expostas, chuva persistente e mar agitado. Esta previsão já levou à emissão de vários avisos meteorológicos por parte do IPMA.

Previsão do vento a 10 m e da pressão atmosférica, GFS




Previsão da precipitação entre as 18h de sexta-feira e as 6h de sábado, ECMWF:




Previsão da ondulação, SWAN




O estado do tempo deverá desagravar-se a partir da noite de sábado, com diminuição da intensidade do vento, acompanhada por uma descida de temperatura.

in  Meteorologia

0 comentários:

Postar um comentário