sábado, janeiro 19, 2013

Tradicional "Cambeiro" referenciado nos Jornais da região e na Rádio Boa Nova

 Loriga revive tradição do ‘Cambeiro de São Sebastião (In Diário das Beiras)

Foto Tiago Lucas/DR
Foto Tiago Lucas/DR

A vila de Loriga, no concelho de Seia, revive no domingo a tradição do ‘Cambeiro de São Sebastião‘, que não é mais do que um peditório destinado a angariar fundos para uma das festas religiosas da vila em honra daquele santo.
Segundo a Câmara Municipal de Seia, o ‘Cambeiro’ é “um simples mastro, outrora de madeira, onde são colocadas as ofertas da população”.
Ao som de uma campainha, aquela estrutura “anda pelas ruas e recolhe o que de melhor se faz na vila, desde o tradicional enchido, não fosse esta a altura do fumeiro, aos cereais armazenados da última colheita e até mesmo os animais vivos, como os galos e as galinhas, que no final, no adro da igreja, são arrematados num animado e tradicional leilão”, acrescenta.
O evento está integrado no plano de atividades do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha.

in. Diário das Beiras




“Cambeiro” sai à rua em Loriga (in Porta da Estrela)

O Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha propõe para este início de ano uma vivência na vila de Loriga, com o secular e curioso Cambeiro de São Sebastião, um peditório destinado a angariar fundos para uma das festas religiosas da vila, em honra de São Sebastião.
Num ambiente de autenticidade e tradição, onde os habitantes se mostram orgulhosos por receber quem os visita, o tradicional Cambeiro sai à rua no próximo Domingo, dia 20 de Janeiro.
O Cambeiro é um simples mastro, outrora de madeira, onde são colocadas as ofertas da população. Ao som de uma campaínha o Cambeiro anda pelas ruas e recolhe o que de melhor se faz na vila, desde o tradicional enchido, aos cereais armazenados da última colheita e até mesmo os animais vivos, como os galos e as galinhas, que no final, no adro da igreja, são arrematadas num animado e tradicional leilão.


in Porta da Estrela
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário