sábado, novembro 03, 2012

Novembro - Mês das Almas

http://4.bp.blogspot.com/_VZumuIGnkYk/SvWXdZ0bmzI/AAAAAAAAD98/Db0x4om6c58/s320/Sem+t%C3%ADtulo.jpgO mês de Novembro é tradicionalmente dedicado ao sufrágio das Almas , começando  no dia dos «Fiéis Defuntos”  e continuando  pelo mês fora. A devoção pelas almas do Purgatório era especialmente actualizada nesta quadra, e promovida  por Confrarias com fins específicos.
Nos primeiros tempos do Cristianismo apenas existia Céu e Inferno.  A ideia do Purgatório só terá surgido  na Idade Média, quando a Igreja, na sequência do Concílio de Trento de 1563, o impõe como dogma, numa lógica de resposta católica à Reforma levada a cabo pelos Protestantes. Em vez do dualismo do Céu, para os bons, e do Inferno, para os impuros, criou-se um estado intermédio, um local onde durante algum tempo as almas ficariam a purificar.

Será este culto das Almas do Purgatório que leva  à construção das Alminhas. Segundo o Prof. Matias Coelho,  as alminhas “são uma criação genuinamente portuguesa e não há sinais de haver este tipo de representação das almas do Purgatório, pedindo para os vivos se lembrarem delas para poderem purificar e "subir" até ao Céu, em mais lado nenhum do mundo a não ser em Portugal".
Temos a obrigação de inventariar e preservar as alminhas, na medida em que são, sobretudo,  património cultural.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário