Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

domingo, dezembro 30, 2012

Jovem Loriguense em destaque na 26.ª Edição da Corrida de São Silvestre

Luis Garcia natural de Loriga, participou na 26.ª Corrida de São Silvestre de Loriga obtendo o 3.º lugar na Categoria de Iniciados.
Parabéns pela participação (único Loriguense em Prova) e pela classificação.
 


 

Tradicional corrida de São Silvestre (26.ª Edição)

 O Grupo Desportivo Loriguense (GDL) organizou, hoje, em Loriga, a 26ª Corrida de S. Silvestre da Serra da Estrela. A prova teve início às 15 horas com os atletas benjamins masculinos e femininos a correrem 400m. Seguiu-se os infantis (1.200 metros), os iniciados (2.400 metros) e os juvenis (3.600 metros). Os últimos atletas que entraram em prova foram os absolutos femininos (que englobou as atletas Juniores, Seniores e Veteranas) e os Absolutos masculinos, que englobou os atletas Juniores e Seniores, percorrendo as principais ruas da vila, numa distância de 5.600 metros. A participação esteve aberta a atletas federados e não federados, de ambos os sexos, em representação individual e colectiva. Houve entrega de taças, troféus, medalhões e medalhas em disputa para todos os escalões/sexos e prémios monetários (individuais e colectivos), bem como um saco de lanche para todos os participantes. Recorde-se que esta corrida de S. Silvestre da Serra da Estrela é uma organização do Grupo Desportivo Loriguense, que conta para o efeito com a colaboração da Associação de Atletismo da Guarda, e o apoio da Câmara Municipal de Seia, da Junta de Freguesia de Loriga, da Escola Básica 2,3 Dr. Reis Leitão e de várias empresas e entidades da região.





sábado, dezembro 29, 2012

Poço do Açude


Janeiras - São Sebastião 2013


Anunciar o nascimento do Menino Jesus com votos de um Feliz Ano Novo, é a tradição das Janeiras que se cumpre sempre nesta altura do ano.
Esta tradição é muito antiga e bem portuguesa, segundo a qual vizinhos, amigos e familiares, de todas as idades, se agrupam e, na noite de Natal até ao dia de Reis, andam pelas ruas da terra, cantando de “porta em porta” e desejando às pessoas um próspero ano novo.
Há anos que é assim na Vila de Loriga, onde se cantam as Janeiras cujo as receitas são para as confrarias dos Santos da terra: Santo António, São Sebastião e Nossa Senhora da Guia.
Têm como objectivo:

 - contruibirem para a realização das festividades do ano que se avizinha;
 - manter viva a tradição bem como fomentar a recuperação das tradições locais;
 - dinamizar e fomentar a participação do associativismo e de toda a comunidade;
 - contribuir para a promoção da cultura popular na região;
 - contribuir para a defesa e promoção do património cultural e etnográfico;
 - promover o enriquecimento da programação cultural;

Cerca de 20 voluntários, mais ou menos jovens, desafiam o rigor do Inverno para manter viva a tradição,.

Cantico das Janeiras para a Festa em Honra de São Sebastião 2013 (Ocorreu dia 27, 28 de Dezembro)

I

Boas festas, boas festas,
Tenha a Vossa Senhoria,
Que lhe manda o Rei dos Céus,
Filho da Virgem Maria.
Refrão:

Vamos todos juntos,
Todos reunidos,
Dar as boas festas,
Aos nossos amigos.
II

Como alegres passarinhos,
A nossa vida é cantar,
Aos senhores desta casa,
Nós queremos saudar.
III

Levante-se lá senhora,
Desse banquinho de prata,
Venha-nos dar as Janeiras,
Que está um frio que mata.

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Tradições Natalicias - Vila de Loriga



quinta-feira, dezembro 27, 2012

Vídeo de Loriga - Time lapse







quarta-feira, dezembro 26, 2012

Presépio da Igreja Paroquial de Loriga 2012

















terça-feira, dezembro 25, 2012

Postal de Natal 2012


Missa do Galo 2012

 A Missa do Galo teve origem no ano 400, e é votada à celebração do nascimento do Menino Jesus, que terá ocorrido à meia-noite do dia 24 de Dezembro (quatrocentos anos antes). Por essa razão, esta Missa é celebrada nessa mesma data e a essa mesma hora. O nome que lhe foi atribuído nos países latinos advém de uma lenda antiga, que reza que a primeira vez que se ouviu um galo cantar à meia-noite foi, exactamente, no momento do nascimento de Cristo.

Em Loriga a Missa do Galo foi celebrada à 00:00H pelo Loriguense Pd Jorge Amaro em que participaram inúmeros fieis.

 
No final da Santa Missa deu-se a Beijar o Menino, para prestar homenagem à imagem do Menino Jesus











Fogueira de Natal 2012






A fogueira do Natal continua a ser um dos rituais natalícios mais enraizados no interior Beirão, em que Loriga não foge à regra.
Em Loriga dias antes e até no próprio dia começa-se juntar grandes quantidades de lenha, no largo da Igreja, para que o povo se aqueça e conviva depois da consoada e enquanto espera pela missa do galo. Geralmente este ponto de encontro para todos vai prolongar-se até quase à manhã do dia seguinte, não faltando, hoje em dia, comida e bebida e, com certeza, muita conversa.

É um encontro e convívio de índole cultural em que se transporta para fora da intimidade do lar, e de uma forma mais alargada, o hábito familiar da reunião à volta da lareira. Possui um significado religioso que antecede ao tempo em que os povos aguardavam o nascimento do Menino Jesus. "Depois que todos se iam apercebendo que Jesus Cristo estava para nascer a qualquer momento, os pastores reuniam-se então, em conjunto, à volta da fogueira, e em vigilância, à espera da revelação do acontecimento".
A fogueira de Natal é acesa algumas horas antes da missa do galo, no dia 24 de Dezembro.
A duração da fogueira geralmente hoje em dia fica restrita aos dias 24 e 25, enquanto antigamente durava até ao principio do Ano Novo.

A época natalícia em Loriga tem um sabor a tradição, onde a fogueira de Natal se mantém como um ritual que vai juntando ao longo dos tempos todos os Loriguenses.
Votos que esta tradição tenha continuidade para os nossos vindouros e que orgulhe a todos, as memórias do que ainda é a tradição e realidade de ser Loriguense.

Ficam alguns registos da Fogueira de Natal 2012:







segunda-feira, dezembro 24, 2012

Natal


"O melhor de tudo, Natal quer dizer um espírito de amor, um tempo quando o amor de Deus e o amor dos seres humanos deveriam prevalecer acima de todo o ódio e amargura, um tempo em que nossos pensamentos, ações, e o espírito de nossas vidas manifestam a presença de Deus."

domingo, dezembro 23, 2012

Feliz Natal


Ocaso...


26.ª Corrida de São Silvestre


sábado, dezembro 22, 2012

Igreja





Movimento Mumionoso

Av Augusto Luis Mendes