sexta-feira, janeiro 01, 2010

Ambiente: Vale Glaciar de Manteigas


A Câmara Municipal de Manteigas apresentou no início do mês de Dezembro de 2009 a candidatura do Vale Glaciar do Zêzere à eleição das «7 Maravilhas Naturais de Portugal».
O projecto que integra sete categorias, pretende eleger os Sete Monumentos Naturais do território nacional que tenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, sob o mote «Se queremos proteger alguma coisa, em primeiro lugar, temos que saber apreciá-la».
O Vale Glaciar do Zêzere foi submetido a apreciação em duas categorias: Grandes Relevos e Áreas Protegidas. Para além destas, outras cinco completam o concurso: Zonas Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas e Zonas Aquáticas Não Marinhas.
O Vale Glaciar do Zêzere é uma maravilha da natureza que mostra bem os vestígios da glaciação à milhares de anos, integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e Rede Natura 2000.
Em forma de U, o maior Vale Glaciar da Europa, desfruta de belezas geológicas inigualáveis como as austeras rochas graníticas dos Cântaros Magro, Gordo e Raso (1928m) e de reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico.
É por entre o percurso sinuoso do Vale Glaciar, que o Rio Zêzere sucede veloz, audaz e destemido, onde perdura o pastoreio e a agricultura de subsistência.
De incomparável beleza merece destaque o Covão D’Ametade, antiga lagoa glaciar, no sopé do Cântaro Magro (1420m).
Por enquanto, a A New 7 Wonders Portugal, entidade responsável pela iniciativa, encontra-se a desenvolver o levantamento exaustivo dos locais a considerar, numa lista longa de cerca de 800 lugares que serão conhecidos no início do ano de 2010.
Após a conclusão do referido levantamento, será público a lista dos 77 candidatos (11 por cada uma das 7 categorias), no dia 07 de Fevereiro de 2010, sob o critério selectivo de um painel de 77 especialistas.
Até ao dia 07 de Março de 2010, um conjunto de 21 notáveis escolherá os 21 finalistas (3 por cada uma das 7 categorias), que serão apresentados para votação pública até ao dia 07 de Setembro.
De forma a assegurar a representatividade geográfica do país, o conjunto das 21 Maravilhas seleccionadas para a fase final deve incluir pelo menos um finalista de cada uma das sete regiões do país, nomeadamente Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.
Um evento que não se resume ao interesse meramente estético das belas paisagens do nosso País, mas que pretende divulgar para poder preservar, num ano (2010) em que se celebra o Ano Internacional da Biodiversidade e que por isso toda esta temática terá uma actualidade acrescida.

0 comentários:

Postar um comentário