sexta-feira, janeiro 01, 2010

Vale Glaciar de Loriga estará esquecido?

Foi noticiado recentemente que a Câmara Municipal de Manteigas apresentou no início do mês de Dezembro de 2009 a candidatura do Vale Glaciar do Zêzere à eleição das «7 Maravilhas Naturais de Portugal».
Aqui deste lado da Serra também temos um vale de origem glaciar com uma beleza extraordinária que talvez esteja esquecido.
Passo a descrever tal beleza:



O belíssimo Vale de Loriga teve origem glaciar,tal como o Vale do Zêzere,este situado do lado oposto da Serra da Estrela. O mesmo glaciar, que se situava no planalto superior da serra, dividiu-se e rasgou estes dois vales, e outros vales menores e menos imponentes.
Porém, os dois vales glaciares mais imponentes da Serra da Estrela são diferentes porque as condições geológicas são um pouco diferentes. Do lado de Loriga, o granito era mais compacto e sólido, pelo que os efeitos erosivos do glaciar foram diferentes.
A massa compacta de duro granito dificultou a erosão ao Glaciar de Loriga.
Assim, enquanto do lado de Manteigas o glaciar abriu o característico vale em U aberto, do lado de Loriga o gelo rasgou um vale mais estreito, deixando altos penhascos e encostas escarpadas, um cenário não menos espectacular. Devido a essas características, os menos eruditos acham que o Vale de Loriga não é um vale glaciar, ou pensam que a parte do glaciar que abriu este vale era menor que aquela que abriu o Vale do Zêzere.


Outra característica do vale são as depressões em socalcos, onde outrora existiram lagoas,e que são conhecidas como covões. A maior dessas depressões teve aproveitamento hídrico considerável, a Barragem de Loriga. Por cima da Barragem de Loriga estão as Pistas de Esqui de Loriga, exactamente na área superior do Vale de Loriga, onde o glaciar começou a abri-lo. De referir uma outra depressão chamada Covão da Areia, e que se encontra na espectacular Garganta de Loriga. A partir da Garganta de Loriga, o glaciar libertou-se,passando a escavar um terreno menos resistente à erosão.

O grosso do glaciar abriu aquela parte do vale muito bonita, conhecida por Chão da Ribeira, onde se podem admirar os enormes blocos de granito, arrancados mais acima pelo gelo e depositados ali. Outras partes do glaciar "transbordaram" contornando a Garganta de Loriga, precipitando-se em cascata, criando as espectaculares encostas abruptas que são um exlibris inconfundível da paisagem loriguense, tais como a Penha do Gato e a Penha dos Abutres.


O glaciar escavou então uma grande bacia, onde esteve depositada uma enorme quantidade de gelo, criando o que é a parte mais ampla do vale,onde está situada a vila.
O glaciar começou por escavar a zona mais ampla do vale, para depois, à medida que ia perdendo massa, permitir a acumulação nessa área de materiais que foi arrastando. Estes materiais foram-se depositando ao sabor da corrente do glaciar e da resistência que foi encontrando pelo caminho. Assim, a parte da colina onde foi fundada Loriga há mais de vinte e seis séculos, toda ela constituída por sedimentos arrastados pelo glaciar, só existe devido ao afloramento granítico localizado onde hoje está o Bairro de S.Ginês (S.Gens).

A corrente do glaciar foi "obrigada" a contornar esse afloramento rochoso, criando acumulação de sedimentos a seguir. A erosão do glaciar,entretanto já "moribundo" e das duas linhas de água que surgiram,moldaram o vale, onde hoje se encontra a vila, deixando-o com uma aparência próxima da actual.


A imagem do Vale de Loriga que hoje se admira, mostra os efeitos do glaciar, incluindo a colina onde está o centro histórico da vila.

A Estância de Esqui de Loriga, está situada na parte superior do Vale de Loriga. A área inferior do Vale de Loriga foi aberta pelos restos do glaciar e pela acção erosiva das águas.
Percorrer o Vale de Loriga, desde o planalto da Torre até Vide, é uma experiência emocionante pela extraordinária beleza.Podem também admirar-se os efeitos erosivos do glaciar, que foram diferentes ao longo do vale. (in: http://teotonio.ipv.pt/mailinglists/esi_gsr/pdfzcsE0Ua8jh.pdf)




1 comentários:

  1. De facto era uma excelente ideia, se fizessem o mesmo que a Câmara Municipal de Manteigas fez. Mas infelizmente para este lado, primeiro lugar está Seia. O resto do concelho só serve apenas para ser visitado nas campanhas. Infelizmente é pura verdade.
    É triste vermos Loriga a morrer pouco a pouco e nada fazerem para dar a volta à desertificação que já se nota.
    Quem via Loriga e a vê agora,é quase uma vila fantasma,para nós jovens que futuro hoje?
    E para o futuro?
    Para todos os Loriguenses e amigos de Loriga um Bom Ano Novo.

    ResponderExcluir