quinta-feira, fevereiro 11, 2010

O Pinheiro e a madeira...




Existem quase 100 espécies diferentes de pinheiros espalhadas por todo o mundo. Na Finlândia há apenas uma - o pinheiro-silvestre - mas na Europa Central existem várias outras espécies. O pinheiro-silvestre é pouco exigente e dá-se bem mesmo em solos muito pouco férteis. No entanto, precisa de muita luz e outras espécies de árvores podem acabar por tomar conta dos locais onde ele cresce melhor. As árvores mais antigas do mundo são exemplares de uma espécie americana de pinheiro que começaram a crescer há 4.000 anos.




À medida que o pinheiro envelhece, a casca na base do tronco torna-se mais espessa e cinzenta, formando a “carrasca”, com profundos sulcos longitudinais, característica dos pinheiros que já atingiram uma certa maturidade. A madeira do pinheiro-silvestre tem um tom amarelado escuro uniforme. Outrora, a madeira de pinheiro era usada para extrair o pés com que se revestiam ou calefetavam esquis e barcos, ou para fazer ripas para telhados, mobiliário e pequenos objectos utilitários.






USO

O pinheiro é a espécie comercialmente mais importante para a produção de madeira nas regiões temperadas e tropicais do planeta. Muitos deles são utilizados como matéria-prima para a produção da celulose, que é empregada na produção de papel. Isso porque o pinheiro é uma madeira leve, que possui um rápido crescimento.
É acrescentada à pasta com que se faz o papel de jornal a fim de torná-lo mais forte. O pinheiro também é usado para fornecer madeira de serração, usada posteriormente, por exemplo, no fabrico de janelas, portas e painéis decorativos.

0 comentários:

Postar um comentário