Tiago Lucas Web

Visualize a minha Galeria. Vale a pena ver...;,

Loriga à Noite

A Beleza de Loriga à noite...

Pela Calada da Noite

Documentário sobre a Ementa das Almas em 2 Episódios...

Alterações Climatéricas

DUAS IMAGENS... O MESMO LOCAL... ESTAÇÃO DO ANO DIFERENTE...

Nevão 2010

Loriga a Suíça Portuguesa

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Mau Tempo em Portugal

Informação especial



Comunicado válido entre 2010-02-26 13:05:00 e 2010-02-27 23:59:00

Assunto:
Agravamento estado tempo no Continente (ACTUALIZAÇÃO)





De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, confirma-se a previsão de um agravamento do estado do tempo no Continente no dia de Sábado, com início na madrugada deste dia.

Este agravamento do estado do tempo é devido à aproximação de uma depressão que se encontra centrada a oeste da ilha da Madeira com uma trajectória para nordeste, com acentuado cavamento.

A depressão começará por afectar o estado do tempo nas regiões do Sul do território, deslocando-se rapidamente para Nordeste ao longo da costa e atingindo com maior intensidade as regiões do litoral Norte.

Com o desenvolvimento desta depressão prevê-se essencialmente um aumento da intensidade do vento em todo o território e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 85 km/h, com rajadas até 150 km/h em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 7 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Mantém-se a previsão da ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes em todo o território, com maior persistência no litoral Norte.

Para Domingo continua a prever-se um desagravamento desta situação meteorológica, mantendo-se ainda uma situação de instabilidade com a ocorrência de vento moderado a forte e aguaceiros em todo o território.

O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.


0

domingo, fevereiro 21, 2010

Recorte Histórico: Amenta das Almas- 1997

Deixo um registo de uma filmagem da Amenta das Almas no dia 23/3/1997, Domingo de Ramos.
Peço desculpa pela qualidade do vídeo...

Alterações Climatéricas XXXVI


Benção da Imagem de Santo António








Via Sacra

Nesta quadra da Quaresma, tem por tradição nos Domingos por volta das 20:30 realizar-se na Igreja Paroquial a Via Sacra.
Fica o registo:


GNR e Bombeiros resgataram jovem de 13 anos na Serra da Estrela


A GNR e bombeiros resgataram ontem um jovem de 13 anos que esteve desaparecido durante duas horas na Torre, Serra da Estrela, disse à Agência Lusa fonte daquela força de segurança.
O desaparecido era natural de Guimarães, estava na zona com os pais quando desapareceu, entre as 18h e as 20h.

«O forte nevoeiro terá contribuído para se desorientar», acrescentou.

Segundo a mesma fonte, «o rapaz tinha com ele um telemóvel que lhe permitiu manter-se em contacto com os pais e com as autoridades».

«O jovem foi encontrado nas imediações da Torre e evacuado por precaução para o Hospital da Covilhã. Estava bem de saúde, apesar do frio que sentia, sobretudo nos pés», disse António Fonseca, Comandante de Operações e Socorro da Guarda.

Nas operações estiveram envolvidos 40 bombeiros das corporações de Seia, São Romão, Loriga, Gouveia, Manteigas, Covilhã e da Força Especial de Bombeiros e ainda dois Grupos de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR com 10 elementos cada.

Lusa / SOL

Autocarros bloqueados na Serra da Estrela

Bombeiros e GNR retiraram os 95 passageiros


Os passageiros de dois autocarros que ficaram bloqueados, ontem, na Serra da Estrela devido à neve já foram retirados do local pelos bombeiros e GNR, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda.

Segundo a fonte, bombeiros das corporações de Manteigas, Seia e Loriga, auxiliados por elementos da GNR retiraram um total de 95 pessoas que viajavam em dois autocarros que foram surpreendidos pelo mau tempo.

A primeira situação ocorreu pelas 16:45 e envolveu a evacuação de 45 excursionistas e a segunda registou-se cerca das 21:35 com um autocarro que transportava 60 turistas.

«Tanto os passageiros da primeira situação como da segunda foram transportados para a localidade de Sabugueiro», no concelho de Seia, em viaturas dos bombeiros e da GNR, adiantou a mesma fonte do CDOS.

Devido à queda de neve, as estradas da Serra da Estrela estão encerradas, permanecendo apenas aberto o troço da estrada nacional 339 entre Seia e Sabugueiro, segundo fonte do Comando Territorial

Diario.iol

sábado, fevereiro 20, 2010

Tradição da Quaresma - "Amenta das Almas"



Amenta das Almas - Arruada*
Dia: 23/3/1997 - Domingo de Ramos
Hora: 05:15m
Local: Largo da Carreira


Na etnografia de Loriga a existência da "Amenta das Almas" é uma tradição muito antiga, perdendo-se mesmo na noite dos tempos, e que se vem mantendo de geração em geração.
Esta prática religiosa tem lugar na noite de Sábado para Domingo, durante a Quaresma depois da 03h00 da manhã. Por volta desta hora os "Penitentes" começam por se reunir no Adro da Igreja. Pouco depois e, enquanto alguns sobem para a torre da Igreja, outros espalham-se pela vila em pontos altos que lhes possibilite ver a torre, para travarem um "duelo" de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus a salvação da Almas.
No silêncio da noite os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.
*Por volta das 04:00 da manha, os "Penitentes" juntam-se novamente no adro da Igreja para todos juntos fazerem arruada, rezando ainda pelas almas dos seus mortos regressando finalmente ao seus lares, certos do haver cumprido este seu dever sagrado.

fonte: http://www.loriga.de/tradicoes.htm

Frio em Loriga com a neve a cair

O Frio que se faz sentir em Loriga faz com que a neve caia, embora sem acumulações de registo, como aconteceram no ano passado.
A neve teima em não pintar de branco a nossa maravilhosa terra, deixando apenas algumas marcas, marcando apenas presença de uma forma tímida.
Nas penhas, local mais alto aí a neve é rainha...
Ficam alguns registos tirados hoje:















sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Site Alojamento "O Vicente" com novo aspecto

Foi remodelado recentemente o site referente ao Alojamento "O Vicente".
O aspecto do site foi renovado, adoptando um novo padrão de cores, de forma a formar um aspecto mais suave.
Caro Visitante, aproveite e venha conhecer esta maravilhosa Vila, cravada em Plena Serra da Estrela.
Se está com problemas de Alojamento, venha conhecer esta magnifica casa. Faça a sua marcação online através do site.
Para entrar clique na foto:



quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Tempo da Quaresma

Altar da Igreja de Loriga no Tempo da Quaresma


Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa
Jesus Cristo pregado na cruz
Na Quaresma, é comum encontrarmos imagens cobertas por mantos de cor roxa: sentido de penitência.

A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na quinta-feira santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos.

O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Quaresma remete, ainda, ao periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto em oração.

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Bom Carnaval

Pablo Picasso - Arlequin

Benção da Imagem de Santo António

(clique na Imagem para ampliar)

domingo, fevereiro 14, 2010

Dia de São Valentim

sábado, fevereiro 13, 2010

Fotos do Desfile de Carnaval II