sexta-feira, março 11, 2011

Visite Loriga e Conheça uma Tradição Secular: Amenta das Almas



Na etnografia de Loriga a existência da "Amenta das Almas" é uma tradição muito antiga, perdendo-se mesmo na noite dos tempos, e que se vem mantendo de geração em geração.
...Esta prática religiosa tem lugar na noite de Sábado para Domingo, durante a Quaresma depois da 03h00 da manhã. Por volta desta hora os "Penitentes" começam por se reunir no Adro da Igreja. Pouco depois e, enquanto alguns sobem para a torre da Igreja, outros espalham-se pela vila em pontos altos que lhes possibilite ver a torre, para travarem um "duelo" de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus a salvação da Almas. No silêncio da noite os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.
Por volta das 04:00 da manha, os "Penitentes" juntam-se novamente no adro da Igreja para todos juntos fazerem arruada, rezando ainda pelas almas dos seus mortos regressando finalmente ao seus lares, certos do haver cumprido este seu dever sagrado.

Ver também:

http://loriganet.blogspot.com/2010/04/recorte-historico-documentario-sobre_18.html
http://loriganet.blogspot.com/2010/02/recorte-historico-amenta-das-almas.html
http://loriganet.blogspot.com/2010/04/amenta-das-almas-martirios_03.html
http://loriganet.blogspot.com/2010/04/amenta-das-almas-arruada_03.html
http://trovanossa.blogspot.com/2008/09/ementa-das-almas-em-loriga.html

3 comentários:

  1. Bom recorte. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Uma tradiçao linda e sempre bom continuarmos com as nossas tradiçoes para que nunca acabem ,sao estas que mantem a terra viva .Que perdure para toda a eternidade

    ResponderExcluir
  3. Uma tradição maravilhosa, sem dúvida.
    Continua.

    ResponderExcluir