domingo, abril 18, 2010

Recorte Histórico: Documentário sobre a Amenta das Almas

Na etnografia de Loriga (concelho de Seia), a existência da "Amenta das Almas" é uma tradição muito antiga, perdendo-se mesmo na noite dos tempos, e que se vem mantendo de geração em geração.
Esta prática religiosa tem lugar na noite de Sábado para Domingo, durante a Quaresma depois da 03h00 da manhã. Por volta desta hora os "Penitentes" começam por se reunir no Adro da Igreja. Pouco depois e, enquanto alguns sobem para a torre da Igreja, outros espalham-se pela vila em pontos altos que lhes possibilite ver a torre, para travarem um "duelo" de cantos, onde evocam e louvam a paixão e morte de Jesus a salvação da Almas.
No silêncio da noite os cânticos ecoam pela Vila, acordando os crentes que começam a rezar.
Por volta das 04h00 da manha, os "Penitentes" juntam-se novamente no adro da Igreja para todos juntos fazerem arruada, rezando ainda pelas almas dos seus mortos regressando finalmente ao seus lares, certos do haver cumprido este seu dever sagrado.

P.S - De salientar que no ano em que foi gravado o Documentário esta prática religiosa começava às 4 da manhã. Por volta das 5h.00 fazia-se a arruada.



Título do Filme: Documentário sobre a "Amenta das Almas"
Local: Loriga
Filmagem e Edição: cmoura
Reedição: Tiago Lucas
Ano: 1996
Duração: 12m :46s

1 comentários:

  1. Bonito documentário...
    Parabéns pelo Blog. Fotografo, Carlos José Moura, a brindar-nos no seu melhor...

    ResponderExcluir