sábado, novembro 07, 2009

Alminhas de Loriga III

Não se sabe bem a origem das "alminhas" como hoje se apresentam nestes singelos monumentos. Contudo, talvez seja possível uma analise à evolução da doutorina em que se baseia a sua génese.
A raiz mais longínqua assente na crença de uma vida para além da vida terrena. Há mais de dois mil anos já os romanos levantavam pequenos altares nos caminhos e encruzilhadas em honra e por temor aos seus mortos, que endeusavam ("lares").
Instituída a Igreja Cristã, os seus teólogos vão estruturando os dogmas, que os crentes aceitam na sua fé incontestária. E esboçado já na escritura antiga, o "Purgatório" é reafirmado no II Concílio de leão em 1274 e no Concílio de Florença em 1439. No celebre concílio de Trento de 1563 é redefinido o dogma da existência do purgatório, reafirmando-se o sufrágio dos fiéis pelas Missas a oração e a esmola.
Surgem então as confrarias das Almas, que cada vez mais se vão multiplicando no mundo cristão, originando o aparecimento de minúsculos oratórios contendo quase sempre tábuas pintadas a representar o Purgatório. E, embora possam divergir em pequenos pormenores, normalmente estes painéis apresentam a parte superior a figuração da Santíssima Trindade ou Cristo Crucificado, ou ainda a Virgem e Santo António; a meio S. Miguel com a balança; e ao fundo a representação das almas envoltas pelas chamas purificadoras do Purgatório, sendo frequentes as figuras de papas e bispos, reis e nobres, entre o povo, num simbolismo de igualdade perante Deus.
Estes painéis pintados a óleo mais tarde colocados em nichos ou ermidinhas, têm sido ultimamente substituído por azulejos, o que, tendo a vantagem de melhor resistirem ao tempo, lhes retiram, contudo, a original característica. Mas este nem é o pior mal que lhe podem fazer.

Como já foi referido iria apresentar este més de Novembro por ser o mês das Almas as três alminhas que se encontram nas ruas de Loriga.
Depois de apresentada as Alminhas que ficam localizadas junto ao Cemitério, e na Rua do Porto vou apresentar agora a Alminha que fica localizada junto à Fonte das Almas.
É deveras curioso que o estilo das três alminhas que se localizam na Vila de Loriga serem ambas
colunas trabalhadas em granito.




Vozes do passado;
Lembranças do além
Linguagem do granito...
Ecos de saudade.

À beira dos caminhos,
Viram sombras que não voltaram;
Passos que se extinguiram;
Séculos, tempestades e noites,
E eis que a nova vida surge...


0 comentários:

Postar um comentário