sexta-feira, novembro 27, 2009

Pedra Visigótica - Igreja de Loriga


Pedra Visigótica que se encontra numa das portas da Igreja de Loriga, cuja leitura foi feita por um considerado arqueólogo Alemão e que transcreve a primeira folha da Bíblia.
Só é conhecida outra igual em Braga e por ele considerada uma enorme preciosidade de grande valor.
A data 1233 que tem gravada não corresponde à antiguidade da pedra, pelo que se admite que lhe tenha sido aposta aquando da mudança da primitiva Loriga (no chão do Souto) para o Lugar actual.

Elementos fornecidos pelo Padre Prata
em 1953 a Joaquim Gonçalves de Brito


Um pouco de História


Sabe-se que a Igreja de Loriga foi mandada construir pelo rei D. Sancho II em cima das ruínas de um pequeno templo visigótico do qual foi aproveitada a pedra onde foi gravada a data da construção, o ano de 1233. Assim, essa pedra colocada por cima de uma das portas laterais da igreja actual confirma a sua longa existência, correspondendo à data da decisão da construção. A decisão real nesse sentido deve-se principalmente ao facto de Loriga pertencer à Vigariaria do Padroado Real.

A Igreja foi dedicada desde logo a Santa Maria Maior, um templo românico cuja traça tinha semelhança com a da Sé de Coimbra. É a partir do século XVI que se conhece, em mais profundidade, a história da Igreja em Loriga, sabendo-se portanto que sempre esteve situada no local onde hoje se encontra. Há até relatos antigos de que, o subsolo da igreja, sacristia e adro, estão cheios de ossadas, uma vez que na Idade Média, era norma segundo o uso cristão desses tempos, merecerem os defuntos sepultura eclesiástica, que era propriamente na igreja e nos terrenos em redor da mesma. Em concreto, sabe-se, no ano de 1851, ter sido sepultado, ao fundo dos degraus do altar-mor, o Reverendo Sebastião Mendes de Brito, pároco de Loriga.

(Ler mais sobre a Igreja de Loriga)

0 comentários:

Postar um comentário